sexta-feira, 26 de junho de 2020

ORE COM EXPECTATIVA

Por Graciano Caseiro

“Mas Pedro continuou batendo e, quando abriram a porta e o viram, ficaram perplexos” ( Atos 12:16)

Os Cristãos do primeiro século eram pessoas como nós. Tinham falhas também. Sim, oravam fervorosamente. Sim, oravam juntos. Mas também oravam com certa porção de dúvida.

Isso fica evidente em Atos 12, guando oravam por Pedro, o qual havia sido posto em uma cela prisional pelo rei Herodes. Herodes tinha acabado de executar (à espada) Tiago. Sem dúvida, tinham muito receio que Pedro fosse o próximo. Por isso, enquanto Pedro estava na prisão, “[...] a igreja orava intensamente a Deus por ele” ( Atos 12:5).

Então, algo incrível aconteceu. Deus enviou um anjo a cela de Pedro. Suas correntes caíram soltas, a porta se abriu e o anjo o guiou para fora da prisão. Pedro foi então à casa de Maria, onde muitos cristãos estavam reunidos. Bateu na porta. Uma serva veio atender. Atordoada ao ouvir a voz de Pedro, voltou correndo, sem abrir a porta, para falar aos irmãos que Pedro estava batendo na porta. Mas eles se recusaram a acreditar nela.

Deus pode tirar Pedro da prisão, mas Pedro não conseguiu entrar numa reunião de oração. Na porta, pelo lado de fora, estava a resposta para a oração deles, mas eles não acreditaram.

Muito embora as orações deles parecessem sem muita convicção, ainda assim, foram mais fortes que Herodes e mais fortes que o inferno. Certamente existe uma boa parcela das nossas orações que dependem de fé. Sem dúvida, em muitas ocasiões, nossas orações ficam ofuscadas porque oramos sem um pingo de fé.

Diante disso, não concordo com os que professam a chamada “Palavra-de-Fé”, na qual se acredita que a fé trabalha como uma força, pela qual podemos obter qualquer coisa (saúde, riqueza, sucesso etc) – e esta força é liberada através da palavra dita. 

Enquanto falamos essas palavras de fé, poder seria liberado para a realização dos nossos desejos. Contrariamente a isso, Jesus nos ensinou a orar: “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” ( Mateus 6:10)

A fé tem seu lugar! Mesmo se a sua fé for fraca, venha com toda fé que você tiver disponível.

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações". 

( 2 Coríntios 1:3-4)

Homens e mulheres de Deus, onde quer que os encontremos nas Escrituras, parecem ser donos de qualquer situação em que se encontravam. Por exemplo, quando Paulo e Silas foram jogados em uma prisão romana por pregar o evangelho, eles cantaram louvores à meia-noite. 

As paredes tremeram e o Senhor os libertou. O carcereiro estava prestes a cometer suicídio, mas Paulo disse-lhe para não se machucar, porque todos os presos ainda estavam lá. 

A próxima coisa que você sabe é que Paulo estava na casa do carcereiro, jantando. O carcereiro lavou as feridas das costas de Paulo, e Paulo levou a casa do homem ao Senhor (ver Atos 16:25–34). Paulo entrou no local como prisioneiro e deixou o local no comando.



Depois, havia José, que foi vendido como escravo por seus irmãos. 

Não havia nenhuma esperança para ele. Mas, através de uma série de eventos, ele se tornou o segundo homem mais poderoso em todo o reino do Egito. Efetivamente ele estava dirigindo o país.


No meio da adversidade, Paulo e José ajudaram outras pessoas. Eles sempre pareciam estar acima das circunstâncias e lideravam. E os crentes hoje podem fazer a mesma coisa.

Uma das melhores coisas que podemos fazer quando estamos sofrendo é ajudar alguém. Talvez isso não pareça fazer sentido. Mas na verdade, faz todo o sentido do mundo. Pode ser muito fácil recuar em nossos casulos e nos isolar de todos os outros. Mas se sairmos e ajudarmos outras pessoas, encontraremos conforto. Seremos os beneficiários do que estamos dando aos outros. Você conhece alguém que precisa do conforto de Deus hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...