terça-feira, 30 de junho de 2020

A Escolha Voluntária - Graciano Caseiro

"Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada!" (Isaías 14:12)

"De onde é que o diabo veio?" é uma pergunta que como tenho ouvido muitas vezes. Ou, às vezes a pergunta é formulada da seguinte maneira: "Como pode um Deus de amor criar alguém tão horrível como o diabo?" Nós simplesmente não podemos compreender por que Deus faria tal criatura.

Antes de mais nada, deixe-me dizer que Deus não criou alguém tão horrível como o diabo. O diabo tornou-se desta forma. Ele fez uma escolha voluntária que o transformou em quem ele é hoje: um inteligente e perverso ser espiritual voltado para a destruição da humanidade.

Na verdade, acho que é interessante ler no primeiro capítulo de Gênesis que Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom (ver Gênesis 1:31). Então, aparentemente até esse ponto, todos os anjos ainda estavam sob o comando de Deus. Não havia rebelião.

Mas aí, em Gênesis 3, vemos a serpente ou Satanás tentando Eva. Algo drástico aconteceu entre Gênesis 1 e Gênesis 3. Desta vez o anjo de alta patente e bela aparência, conhecido como Lúcifer, rebelou-se contra Deus. Veja, Lúcifer não estava satisfeito com adoração a Deus. Ele queria ser adorado. Assim, ele perdeu sua forma, sua posição exaltada no céu. Lúcifer, a propósito, significa "filho da alvorada", como ele era. Mas Satanás significa "acusador", como ele é. Assim, Lúcifer tornou-se Satanás quando caiu.

Ele morava com Deus no paraíso, mas por causa de sua má escolha, seu destino é um abismo sem fim e um lago de fogo e enxofre para sempre.

Uma das ferramentas mais eficazes que você possui em sua caixa de ferramentas evangélica é a sua própria história, o seu testemunho pessoal sobre como você passou a acreditar em Jesus.

"'Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?' Então saíram da cidade e foram para onde ele estava." (João 4:29-30)

Depois de uma conversa com Jesus junto ao poço, uma samaritana - minutos antes, descrente - imediatamente saiu e avisou aos outros. A Bíblia nos diz que "muitos samaritanos da vila creram em Jesus porque a mulher havia dito: "Ele me disse tudo o que tenho feito" (João 4:39).

É o poder de uma vida transformada. Use a sua história, porque essa é uma maneira de pregar para uma pessoa sem atingi-la diretamente. As pessoas não gostam de receber “sermão”. Sua história é uma ponte. Você pode dizer: "Deixe-me contar-lhe a minha história. Não acreditei sempre nessas coisas. Eu era assim. Assim era como eu vivia. Assim era como eu pensava. Mas isso é o que ouvi, e é isso que mudou a minha vida." Eles podem discutir com um sermão, mas não podem divergir da sua história. Eles não podem discordar com o que Deus fez por você. Portanto, use essa história para construir uma ponte.

Contar a sua história é uma poderosa ponte para difundir a mensagem do evangelho. É apenas uma ponte para contar a Sua história. Não é sobre você; é sobre Ele. Então, quando você contar a sua história, não glorifique nem exagere nada sobre seu passado. Ouvi algumas vezes pessoas fazerem a história ficar mais dramática com a narração de seus testemunhos. Às vezes, os cristãos querem fazer suas histórias parecerem mais dramáticas para serem mais impressionantes.

Não faça isso. Basta dizer a verdade. Não se gabe sobre o que você deu para Deus, mas sobre o que Deus deu para você. Nós temos culpa. Demos julgamento. Demos inferno. Mas Deus nos deu propósito, significado e o céu.

Por isso, lembre-se: não é sobre você. É sobre Ele, Jesus Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...