quinta-feira, 16 de junho de 2022

GRACIANO CASEIRO ENTREVISTA WILL TOM

Will Tom sabe atuar, cantar, dançar e compor, tudo isso aconteceu quando tinha 11 anos de idade. E o Teatro Arthur Azevedo em Campo Grande o ajudou a conhecer os primeiros passos na arte da cultura musical e artística nós palcos.

Will Tom gosta de homenagear seus amigos com troféus distintos como o Troféu Raja Gabaglia, Troféu Cia do Absurdos, Troféu da Confraria dos Artistas Absurdos, Troféu Campo Grande em Foco. 

O Troféu Raja Gabaglia foi uma iniciativa de Will Tom em 2018, e tornou-se referência na Zona Oeste Carioca, Rio de Janeiro, com o apoio total do Diretor Geral do CEPFA Raja Gabaglia, Professor Ricardo Sommer Couto. Will Tom homenageia artistas e outros profissionais que contribuem com as Boas Práticas para os jovens do Ensino Médio.

O Troféu Cia do Absurdo homenageia atores e colaboradores que participam de forma relevante na propagação das Artes Teatrais.

O Troféu da Confraria dos Artistas Absurdos presenteia os confrades e confreiras da irmandade cultural homônima, de onde surgem tantos eventos culturais em áreas como Literatura, Teatro, Cinema, Música, Fotografia, Artesanato, entre outras.

O Troféu Campo Grande em Foco homenageia profissionais que divulgam Campo Grande da Cidade Maravilhosa nos meios virtuais e literários, auxiliando em pesquisas procedentes para quem deseja saber mais sobre a importância desse bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Will Tom tem feito homenagem como a 1ª Antologia da Confraria dos Artistas Absurdos com todos os poetas e participantes que acreditaram na sua proposta e continuam atuando de forma constante no andamento de seus trabalhos. 

UM WILL TOM POR UMA CANÇÃO? COMO INICIOU ESSA HISTÓRIA NA CULTURA BRASILEIRA? 

Meu caminho nas Artes começou na escola, no extinto Ginásio Estadual São João de Brito, em Campo Grande, através do Professor João Fernandes Filho. Ali iniciei Teatro e Cinema.

Ali também iniciei-me na música, através do estímulo da Professora Heldinete Chaves Barroso Linhares. A primeira banda musical chamava-se Sirena Noturna. Depois, os grupos The Brazilian Abstracts e o TIC TAC TOE começaram a gravar compactos em vinil.

CONTE UM POUCO SOBRE SEUS PROJETOS E COMO ESTÃO  ATUALMENTE?

Atualmente estou envolvido com o lançamento do meu segundo livro de poemas GRITO SUFOCADO (Edições&Publicações). Também envolvido com projetos teatrais para o final deste ano ainda.

COMO UM ARTISTA BRASILEIRO, QUAL SUA MAIOR DIFICULDADE NA SUA TRAJETÓRIA COMO PROFISSIONAL?

A maior dificuldade é a falta de cumplicidade do público, o desinteresse do público pela Arte, muitas vezes por parte dos amigos da própria classe artística, quando não prestigiam o nosso trabalho, apesar de nos colocarmos sempre dispostos a prestigiá-los. 

COMO VOCÊ ENXERGA SUA CARREIRA NUM  FUTURO PRÓXIMO? QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS?

Acredito que a Arte jamais irá morrer. Não havendo palcos, o artista encontra a rua para que a Arte aconteça. Tudo tem seu tempo na carreira de todos os artistas. Cada artista precisa estar sempre disposto a produzir, independente das expectativas. Em meu caso, a Arte sempre me procurou. No Cinema, no Teatro, na Música, na Literatura. Eu sempre aceitei os convites e só não fiz algo por algum motivo muito forte, geralmente, quando afetava  a minha saúde.

PRETENDE RETORNAR AOS EVENTOS? E COMO É TRABALHAR COM OS NOVOS TALENTOS NAS ESCOLAS?

Eu continuo atuando. No ano do lockdown da pandemia, em 2020, a Cia do Absurdo teve sucesso com o espetáculo Fragmentos, no mês de março. Depois, tudo parou e só agora retornamos. Criei a Confraria dos Artistas Absurdos, que lançou uma antologia de poemas, em janeiro deste ano, já nos apresentamos cantando com o DUO SUBURBIUS (Mario Ceita & Will Tom), já fiz lançamento do livro POEMAS PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES e o meu segundo livro de poemas (para adultos) será lançado no Cheirin Bão do Park Shopping, no dia 03 de agosto de 2022. Ainda participaremos do FesTeatro, na Sala Ruth de Souza, em novembro deste ano também. A Arte não pode parar. 

Como professor de Literatura, levo as formas de Arte para o Colégio Estadual Professor Fernando Antônio Raja Gabaglia, onde ainda leciono e, se tudo der certo, faremos um Festival de Esquetes, ao final do ano.

QUAL A ARTE QUE DESPERTOU ESTE TALENTO QUE SE DESTACOU NA SUA BRILHANTE ATUAÇÃO NOS PALCOS DA VIDA? 

Como falei anteriormente, o Teatro Arthur Azevedo, em Campo Grande, acabou me levando para todas as outras formas de Arte, já que precisei atuar, cantar, dançar e compor, aos 11 anos de idade.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM EMPRESÁRIO E ESCRITÓRIO NA CARREIRA DE UM ARTISTA DO SEU POTENCIAL?

Eu acredi que um produtor, um patrocinador é de grande auxílio para qualquer desenvolvimento de Arte, apesar de poucas vezes ter encontrado essa atuação em minha vida.

Sou apoiado por diretores e produtores quando recebo convites para atuar no Teatro e no Cinema. Quando inicio um trabalho próprio, eu mesmo me patrocino, dirijo e produzo...rsrsrs... 

QUAL O FATO OU PESSOA QUE TEVE MAIS INFLUÊNCIA NA SUA ATIVIDADE? É DIFÍCIL SER ARTISTA OU SER PROFESSOR?

Todo professor é um artista em potencial, pois diariamente necessita produzir ações e criar situações novas. Todos os meus professores foram essenciais em minha vida, desde o primário, e posso relatar seus nomes e sobrenomes com muita facilidade, tamanha a importância de todos e minha vida...

Eu sempre amei atuar no magistério, desde os cinco anos sabia que seria professor. E a Arte também se desenvolveu assim. Não tive nem tenho dificuldades em atuar em nenhuma dessas áreas, já que sempre tive caminhos abertos, facilidade em produzir, em ser recebido por muitos espaços. Talvez a idade seja a maior dificuldade, já que o corpo não responde mais como na juventude, embora a cabeça permaneça da mesma forma.

O QUE VOCÊ JULGA SER MAIS IMPORTANTE NAS ESCRITAS E SUAS MELODIAS? 

Eu acredito que as pessoas gostem muito do meu lirismo, tanto nos poemas como nas composições musicais. Não tenho receios de falar sobre meus sentimentos, sobre minhas ideias. Talvez seja isso...O lirismo é o mais importante no que produzo.

QUE SONHOS ESSA SUA ARTE PODE REALIZAR NA VIDA DAS PESSOAS QUE OUVEM? OU ESTÃO CURTINDO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS?

Muitos jovens se inspiraram em meus trabalhos, como relataram depois. Acho que a verdade artística precisa estar muito presente no trabalho e também na vida real. Saber que a felicidade está além do sucesso, da fama, do dinheiro. Essa felicidade que expresso é a satisfação de um trabalho bem feito, feito com honestidade e muita seriedade. Essa postura auto-exigente me faz referência para muitos artistas e isso me comove muito, não em vaidade, mas em agradecimento.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE FAZER PARTE DESTE BLOG DO GRACIANO CASEIRO? 

A maior importância é a generosidade de Graciano Caseiro, sempre disposto em divulgar a Arte alheia de forma sincera e feliz. Pessoas dessa natureza são singulares e são referenciais para qualquer artista.

A atriz Gui Soarrê ama essa foto! Eu também adoro essa foto! Dividimos com vocês um pouco de nossos momentos juntos, trabalhando com muito amor e cuidado a grande Arte, num dia inesquecível de filmagens, em 2014.


DEIXE SEU RECADO?

"Sou um mar de lembranças salutares que me fazem parte de um oceano de riquezas.

Minhas raízes aquáticas são o que muitos puderam ver, e dessas raízes alimento meu espírito, pois tenho uma história. Quantos gostariam também de ter"...(Will Tom).


CONTATOS:

Facebook: Will Tom.

YouTube: Will Tom (Brazilian Singer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...