segunda-feira, 8 de novembro de 2021

JORGE NOBRE ENTRE O SONHO, A FAMA E O MITO

Por Graciano Caseiro

Jorge Nobre começou a sua carreira de cantor, aos 12 anos no programa Clube do Guri que ia ao ar pela extinta TV TUPI  apresentado pelo  Coli Filho direção de Samuel Rosenberg. Ao lado de José Leão, Vanderlei Cardoso, Rosemary e outros, e Jorge Nobre estava lá.


Em 1965 faturava o primeiro lugar no programa Haroldo de Andrade pela TV Excelsior canal 2, conseguindo o título de melhor cantor estudantil do Rio de Janeiro. Foi nessa época em que foi apadrinhado pelo cantor e saudoso Agnaldo TIMÓTEO.


Em 1972, faturou o prêmio maior da televisão  Brasileira na época do saudoso J. Silvestre no programa Papel Carbono dirigido por Renato Murce na extinta TV Tupi.


Jorge Nobre faturou o primeiro lugar e como prêmio ganhou uma viagem a 10 países da Europa se apresentando em várias casas de shows da Europa.


Em 1996, a exemplo do cantor Elymar Santos, o cantor, compositor, escritor, locutor e jornalista aluguei o Scala Rio com lotação esgotada com participação especial do cantor Agnaldo Timóteo e da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense.

Jorge Nobre tinha uma agenda com vários shows dentro e fora do Rio de Janeiro, seguia a minha trajetória artística.


Em 1997 criei a Rádio Comunitária ANTENA NOBRE FM EM SEPETIBA liderando em audiência na época não sei se esse foi o motivo, fui preso pela Polícia Federal e tivemos os nossos projetos sociais que tanto ajudavam a Comunidade  interrompidos no ano de 2000.

Foi aí que não querendo desistir criei a (ADEFESA) Associação Democrática de Festejos Sociais do Alagado e o projeto FAS - Formação de Adolescentes para a Sociedade onde criei o Sit www.preparadosparaliberdade.webnode.com.br


Aos 60 anos de idade, resolvi fazer vestibular para me tornar  um jornalista por formação e aos 65 anos me formei.


Hoje, aos 70 anos de idade, abalado com a morte do Agnaldo TIMÓTEO em tempo de pandemia, escrevi a minha autobiografia, intitulada JORGE NOBRE - Entre o Sonho, a Fama e o Mito. Prefácio por Agnaldo Timóteo.


PRECISO MUITO POR UMA SEPETIBA COM MAIS ARTE E CULTURA, QUE VOCÊ MEU POVO AMIGO, POSSA PEGAR ESSA SENHA NO SEU CORAÇÃO:

Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, hoje quero dar início às reservas para membros da minha família, amigos e admiradores da minha trajetória  artística, confirmarem a sua  presença no dia 19 de fevereiro de 2022, conforme mostro ilustrações abaixo seguido na compra de convite.

Com a morte do cantor Agnaldo Timóteo   e do amigo Gil Sepetiba que seriam duas grandes atrações a dar um brilho maior ao evento do lançamento da minha autobiografia, festa dos meus 70 anos e minha volta aos palcos como cantor,  conscidentemente partiram para outro plano de vida, vitimas desse maldito  virus Covid-19, precisei com muita dor no coração cancelar todos os meus compromissos inclusive a festa em comemoração aos meus 70 anos de idade mas as duas estrelas maior da Zona Oeste Weber Werneck e Zeca Do Trombone Silva, se uniram e vão abraçar essa minha causa porque o show não pode parar. Gratidão eterna! Justamente hoje,  dia de celebrar toda a riqueza da cultura brasileira é que escolhi para começar a dar a grande largada para a venda dos convites.


Pegue essa senha no seu coracão, todos aqueles que acharem que sou merecedor em poder contar com a sua presença nesse dia tão importante da minha vida.

Se 70 anos passou em branco, venha se jogar comigo nos 71 e me fazer um pouco mais feliz, combinado?

Em se tratando de cultura e da arte, a minha AUTOBIOGRAFIA tem exemplo de vida comovente da minha HISTÓRIA de superação.

A exemplo da contribuição de diversos povos, o Brasil produziu ao longo de sua história uma enorme diversidade de manifestações culturais. Em Sepetiba, tentei fazer o mesmo  nesses 45 anos morando no bairro e estou de volta reativando os nossos projetos que serão fortalecidos com a venda dos meus livros e com os lucros da venda dos produtos da NOBRELAR.  De norte a sul, de leste a oeste, as músicas, a culinária, a literatura, o folclore, o artesanato etc. expressam toda a multiplicidade cultural do nosso país. Em Sepetiba, a CASA NOBRE quer e precisa ousar e fazer o mesmo, por isso estou aqui contando com o seu apoio por um bairro melhor na Arte e na Cultura.


O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Nascido em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849, Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil. Foi autor de várias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras e merecidamente foi reconhecido.

Será que o cantor, jornalista, radialista  e agora escritor Jorge Nobre,  merece também ser reconhecido em vida ainda que pobre mais Nobre? kkkj

O acervo do Arquivo Nacional contém documentos que registram toda a riqueza e diversidade cultural brasileira e no nosso Espaço, lutaremos para termos bons acervos para quem não  conhece a história de Sepetiba. Esse será mais um desafio ousado pra mim. 

Para celebrar a data de hoje,  apresentarei uma pequena seleção de imagens que mostram algumas manifestações culturais existentes em meus arquivos,  da trajetória da Casa Nobre Show no Alagado em Sepetiba e espero contar com o seu apoio.

Reserva do evento de Lançamento:

ZAP 21 974746969

"O SHOW TEM QUE CONTINUAR" (Jorge Nobre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...