segunda-feira, 15 de novembro de 2021

GRACIANO CASEIRO ENTREVISTA DALBERTO GOMES "O POETA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Quem é Dalberto Gomes ? Aonde pretende chegar com sua arte?

-Dalberto é um indivíduo simples. Nascido no ano de 1951 em Santíssimo na Zona Oeste do Rio. Morei em Campo Grande durante 40 anos, hoje moro em Copacabana. Pai de dois filhos, avô, funcionário Público aposentado, poeta, escritor com 6 livros editados, consumidor de cerveja e destilados, vascaíno, vacinado contra tifo, sarampo, raiva e Covid, jornalista, ator. 

Acredito que cheguei aonde poderia chegar como poeta, a arte poética me levou a viajar por diversos países, estive em Portugal por duas vezes onde me apresentei em Universidade, teatro e Saraus (tertúlia como eles chamam lá) apresentando minhas obras e participando do intercâmbio literário dos Poetas da Língua Portuguesa . 

Já apresentei meu trabalho em bibliotecas, teatros, clubes, Centro Culturais e até em Circo. Fui Diretor da Sociedade Musical 10 de Maio durante 9 anos onde criei o Projeto, para comemorar o Dia da Consciência Negra, Manifestação Zumbi Vive, junto com a professora Silvia Regina com a colaboração do CEDICUN.

- Fui convidado,no ano 2009, pela Cátedra  UNESCO da PUC ( Pontifícia Universidade Católica) para representar o Brasil , através de vídeo, no Encontro Mundial de Poetas realizado na França.

Sou um dos fundadores e idealizador da Escola de Samba Sereno de Campo Grande e do Bloco da Geriatria. 

Como ator : Escrevi e atuei no monólogo “ Dalberto Sem Concerto” que teve a direção de Paulo D’Ataide. Atuei como ator figurante, fazendo parte do cast do Saudoso Diretor Waldir Onofre, no filme “Mauá e o Imperador” .Com a direção do Waldir Onofre, participei como Rei Mago no Alto de Natal com Presépio Vivo que teve a encenação na Igreja Nossa Senhora do Desterro. 

Já participei atuando em diversas Curtas Metragens. Como jornalista escrevi durante mais de 15 anos em diversos jornais de Campo Grande e adjacências. E hoje escrevo para os jornais Folha da Cidade Nova e O Amarelinho. Como apresentador e Poeta nos anos de 1992 à 94 e depois no ano de 1998, apresentei e coordenei junto com o saudoso músico, cantor e compositor Marcos Damasceno no Teatro Artur Azevedo um dos maiores projetos Culturais da Zona Oeste, O BAR 51 que incluía Poesia,música, dança, esquetes teatrais e performance. Projeto este cuja a direção era do ator Cláudio Freires e tinha a colaboração dos cantores / compositores Jim, Ariovaldo;do jornalista Renato Reis e do Locutor Graciano Caseiro. BAR 51 foi um marco cultural para a Zona Oeste . No ano de 1996 fui contratado para apresentar o espetáculo na Lona Cultural Hermeto Pascoal em Bangu onde permaneci durante 9 meses com casa cheia. Por uma série de motivos, o BAR teve que fechar as portas. Deu origem ao CONVERSA AFIADA. 

Recebi pelo “ conjunto de minhas obras” 6 Moções sendo 4 da Prefeitura do Rio de Janeiro, 1 do Estado( ALERJ) e 1 da prefeitura do município de Vassouras. Hoje coordeno junto com a psicanalista e poeta Marisa Queiroz um projeto voltado para estudar os poetas Clássicos e os contemporâneos com entrevistas, leituras de suas obras e debates cujo nome é POESIACULT.

Você é o 1001 utilidades dos sonhos de milhares de pessoas que querem ser igual a você? Que receita você recomendaria para essas pessoas? 

- 1001 utilidades? Kkkkk! Estudar, ser honesto com o que faz, ser ambicioso e arrojado, amar o que está fazendo, se lançar aos desafios com dedicação e afinco. 

Qual é aquele click dos seus sonhos?

- É ver o Brasil culto. Ver jovens participarem mais da cultura. O governo desse mais subsídios para cultura e arte penetrassem nas escolas. Outro click dos meus sonhos seria um projeto aos moldes do sucesso que foi o projeto do BAR 51, projeto este que dava oportunidade aos jovens apresentarem os seus trabalhos artísticos e que serviu para divulgação da Cultura, em sua amplitude.

Você está experimentando um sucesso enorme que muitos artistas nem conseguem atingir. Dá para manter os pés no chão? Qual a fórmula? 

- Sempre mantive meus pés no chão. Mesmo me apresentando fora do Brasil ou mesmo pelos outros estados ou municípios, sempre fui muito bem aceito nas minhas apresentações recebendo aplausos, carinho e criando amizades. Ochamado sucesso nunca subiu a minha cabeça, mas o orgulho sim. Por exemplo... Participo de um Coletivo de poetas chamados de RATOS DI VERSOS que se apresentam há 15 anos nos bares,ruas e praças da Lapa. Grupo este que já faz parte da Cultura Carioca. Fico muito feliz, pois a maioria dos participantes são jovens e eu sou, além de fundador, o vovô do grupo, fato que muito me orgulha. 

Qual a pior parte da fama? E a melhor? 

- É o ostracismo. É ver pessoas invejosas querendo te prejudicar. A melhor parte é o reconhecimento, o carinho do público, é ver aceitação do seu trabalho, os aplausos. Sentir a reciprocidade do público por aquilo que você fez, eles entendem o que está sendo apresentado foi feito com carinho e esmero. 

Qual a arte que você mais gosta de estar em cena no cenário da cultura?

-Atuando, recitando meus poemas, fazendo minhas performances teatrais. Interagir com a plateia. 

Seus fãs o defendem com unhas e dentes. O que fazer para manter contato com eles?

- kkkkkk (risada internautica). Eu acho que é por causa desses meus 50 anos dedicado a arte, a cultura e a poesia conquistou uma legião de amigos. Não os considero fãs, fã é uma coisa vã.

Você tem vontade de fazer outros trabalhos?

Tenho sim! Depois escrever e editar 6 livros, plantar árvores, ter dois lindos filhos, uma bela neta, quero agora, se Deus quiser, quero encenar minha peça teatral que já está escrita, pintar quadros e fazer cinema. Por falar em cinema, o saudoso cineasta e diretor teatral Waldir Onofre, chegou a me convidar para o seu filme A NOITE DO ALÔ onde eu interpretaria um Pai de Santo. Pena que ele faleceu .

Qual o seu recado para essa galera de jovens talento que estão surgindo nas artes no momento? 

- Em todas as esferas artísticas os pretendentes tem que ter ousadia, dedicação, humildade, despojamento, amor pelo que faz e estudar. Estudar e muito. Principalmente aqueles que querem ser literatos e poetas. 

Como posso contactar o Dalberto Gomes? 

- Sou figurinha fácil. Estou em todas as redes sociais, Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter. Sou viciado em Internet. Uso mais o WhatsApp e o Facebook. 

Meu e-mail é dalbertogomes@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...