quarta-feira, 16 de setembro de 2020

ESCRITORA MAH RENATA FALA SOBRE A SUA CARREIRA E SEU LIVRO "A ILHA DOS HETÉRIOS"

Por Graciano Caseiro

DE MARIANA RENATA POR MAH RENATA? CONTE UM POUCO DA SUA TRAJETÓRIA? COMO INICIOU?

Bom, eu sempre pertenci a uma família ligada diretamente com cultura, música e leitura. Assim, desde os meus 3 anos de idade já tomei gosto pela música e comecei a cantar. Meu pai, produtor musical e músico garantiu que com 5 aninhos já tivesse meu primeiro CD evangélico voltado para crianças, ali nasceu Mariana e sua Turminha! 

Foram 4 CDs e um DVD gravados, muitas apresentações em diferentes igrejas com peças teatrais e, claro, músicas! Conforme o tempo passava, minha voz mudava, eu crescia e passei a focar nos estudos, o ministério passou a ter um público mais velho como eu, onde o foco era a adoração e assim, estava mais concentrado em minha própria igreja. Porém, diante de todas essas mudanças, a leitura sempre foi algo que me acompanhou, sempre adorei ler fantasias, romances, livros cristãos e etc. Sempre escrevi minhas pequenas histórias, desde pequena, mas com 14 anos, digitei meu primeiro “livro”, algo pequeno, mas era um passo importante para mim. Aos 18 o primeiro livro estava registrado na Biblioteca Nacional e hoje, aos 24, o terceiro livro escrito e primeiro publicado. Decidi escrever como Mah Renata exatamente para desvincular à imagem do Ministério como Mariana. Ali, sou apenas uma autora de ficção, como Mariana, sou uma adoradora e serva do Deus vivo. 

O QUE VOCÊ JULGA SER MAIS IMPORTANTE NA ATUALIDADE DOS ESCRITORES BRASILEIROS CRISTÃOS? E COMO ESTÃO AS PRODUÇÕES? O QUE VEM POR AÍ?

Então hoje, considero muito importante a persistência! Não é fácil ser escritor, mas vale à pena ver as o seu trabalho aquecendo o coração das pessoas. Sobre as produções, até agora temos mais um livro pronto e a continuação de “A Ilha dos Hetérios” em fase de desenvolvimento, então o fim do ano temos novidades sim!

COMO ARTISTA DE DEUS, QUEM É A CANTORA MARIANA RENATA? QUAL A MAIOR DIFICULDADE NA CARREIRA COMO ESCRITORA?

Como artista do Senhor, hoje a minha voz o meu tempo como cantora é exclusivamente Dele. O meu ministério na igreja é desafiador, pois sou de uma igreja pequena, onde o material humano é escasso e com isso a responsabilidade é ainda maior, mas sei que a recompensa em levar a igreja a adorar e repensar a cada ministração no quanto o Senhor é bom. E quanto as dificuldades como escritora, eu diria que a leitura infelizmente não é algo muito valorizada ainda no Brasil, apesar de já ter um crescimento significativo, então conseguir espaço no mercado editorial é algo difícil e caro! Por isso, assim como eu, muitos autores têm apostado na autopublicação, para termos oportunidades de conhecimento.

QUEM TEM SIDO A SUA INSPIRAÇÃO NESTE LIVRO "A ILHA DOS HETÉRIOS"? O QUE ESPERAR DESTE BEST SELLERS?

A Ilha dos Hetérios não teve uma referência específica para sua criação, na verdade, a ideia veio de um sonho que tive certa noite e na manhã seguinte, apenas abri o notebook e a história apenas se criou! Mas ela me surpreendeu de diversas formas, pois se tornou exatamente o livro que eu gostaria de ler. A história tem aventura, comédia e romance, então espere boas risadas, suspiros e muita emoção.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM EMPRESÁRIO? DE UMA BOA DIVULGAÇÃO? E DE UM ESCRITÓRIO NA CARREIRA DE UMA PROFISSIONAL DA ESCRITA CRISTÃ?

Acredito que a divulgação é tudo! Hoje na era da informação, da digitalização, onde temos acesso a, praticamente, tudo. Uma boa assessoria sempre facilita muitas etapas do processo de se tornar conhecido. Algo um pouco difícil no início da carreira, mas acredito que faça muita diferença e tenha grande importância.

QUAL O FATO OU PESSOA QUE TEVE MAIS INFLUÊNCIA NA SUA VIDA? "NEM TUDO É O QUE PARECE"? COMO ASSIM?

De fato, não tenho maior influência do que meus pais. Tanto na música como no gosto pela leitura, o que me incentivou, claro, a me arriscar na escrita. Quando escrevi “A Ilha dos Hetérios” dei o subtítulo pelo fato de a personagem principal ter sua vida mudada da noite para o dia após descobrir que a família escondia um grande segredo dela.

É DIFÍCIL SER ARTISTA DE DEUS NESTE PAÍS? O QUE PRECISA SER MELHORADO PARA QUEM ESTÁ INICIANDO NESTA ESTRADA?

Acredito que hoje dificuldades temos em muitas áreas, mas muitos artistas têm tido a possibilidade de compartilhar com os outros a sua música através da internet, mas difícil mesmo é se manter fiel a essência de Cristo, hoje, a igreja possui muitas influências externas e devemos manter a postura de acordo com a Palavra. 

A ONDE VOCÊ DESEJA CHEGAR? E COMO DEVE SER A CULTURA DA ESCRITORA CRISTÃ BRASILEIRA NESTE PAÍS? EXISTE OPORTUNIDADES PARA QUEM QUER SER ESCRITORA?

Acredito que meu maior desejo é que as pessoas possam conhecer minhas ideias, quando decidi escrever, foi apenas para dar a mim e aos outros momentos leves e divertidos, como assistir um filme no fim de um dia cansativo. Esse é meu maior objetivo. As oportunidades nós criamos de acordo com nossa vontade. Há dificuldades, muitas, mas existem diferentes caminhos para se tornar escritor, cantor, artista de qualquer área, os tradicionais através de produtoras e editoras, as alternativas como a Amazon e o Youtube.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE FAZER PARTE DESTE PORTAL DA VOZ? COMO AS PESSOAS DEVEM ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊ?

Para mim é um privilégio hoje poder compartilhar minhas ideias e um pouco da minha personalidade através deste canal de comunicação maravilhoso! Eu estou sempre presente nas redes sociais, principalmente no Instagram (@maahrenata). Sempre estarei à disposição feliz em conversar com todos! Agradeço a você pela oportunidade de contar sobre minha trajetória, desejo todo sucesso para esse blog tão incrível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...