GRACIANO CASEIRO ENTREVISTA PROFESSOR IRAPUAN RUAS UM CAMPEÃO DA VIDA
Por Graciano Caseiro
BIOGRAFIA PROF. IRAPUAN RUAS
Com licença, eu vou à luta! É o slogan do Professor Irapuan Ruas que tem 46 anos, Casado com a Professora Adeline e pai de duas filhas: Manuella e Mariah, Vicentino, Professor de Educação Física, Administrador, pós-graduado em Administração e Marketing, fundador do Grupo O Bicho Pegô (projeto criado desde 1997 que tirou muitas crianças das ruas e educou através da dança, e do segundo maior bloco de São Vicente), ex-professor universitário Faita. Unidez e UPG durante 5 anos), especialista em eventos esportivos, empresário no ramo de comunicação, couch, palestrante motivacional e ativista de campanhas no combate e prevenção contra o Câncer. Atualmente assessora o Deputado Federal Baleia Rossi e o Deputado Estadual Jorge Caruso, nesta causa.
Na Prefeitura de São Vicente formatou e dirigiu trabalhos desde 1997, nas secretarias de Turismo (eventos de Verão), Esportes, Assistência Social (eventos e competições com Idosos) e Meio Ambiente e Proteção Animal (eventos de reciclagem, educação e de educação ambiental).
1. Como o Professor Irapuan Ruas venceu o câncer?
- Em 2016, descobri um tumor maligno grau três, chamado sarcoma sinovial, com poucas chances de sobrevivência e pouco tempo de vida dado pelos médicos. Foi aí que a Fé chegou.
Após esperar uma longa fila e muitos exames, consegui uma vaga no HC, em São Paulo, e em 16 de agosto de 2017 fui operado, retirando a massa maligna no braço esquerdo, de 18 cm. Em 25 de outubro iniciei o tratamento de 33 quimioterapias e 44 radioterapias, onde consegui resistir às doses ultra pesadas e força através da FÉ.
2. Professor Irapuan Ruas? O início? Sua experiência com a cura do câncer?
- Com tratamento em São Paulo, no Icesp, minha esposa e filhas me estruturaram emocionalmente e meus amigos e fãs do meu trabalho oraram e me ajudaram muito neste caminhar, pois acordava às duas da manhã para a van municipal me levar, estando até no tratamento de quimioterapia, às 8h, e saindo as 13h.
A quimioterapia me rasgava por dentro e a radioterapia me queimava a carne em alto grau. A FÉ e a Oração das pessoas me curaram, dando a possibilidade de poder atravessar o oceano da morte.
3. O projeto O Bicho Pego tem contribuído com a cultura da sua vida na cidade de São Vicente?
- Foi um aprendizado de vida, além do tratamento cruel, passei muita necessidade, pois tive que parar de trabalhar, sendo que minha renda caiu 90%. Com a geladeira vazia, um ovo e uma jarra de água, e a minha vaidade que me vergonhava em pedir ajuda, minhas filhas, quatro e seis anos, pediam chocolate e nada podia fazer. Só quem é pai sabe o que é isto!
4. A cidade de São Vicente, São Paulo tem reconhecido a luta contra o câncer? E o esforço do protagonista da dança, Professor Irapuan Ruas que vem contando a história da sua cidade através da Dança?
- Hoje, em 2020, após três anos, muito mais maduro e com muito mais responsabilidade, resolvi dar uma quinada em minha vida, lançando-me pré-candidato à vereador, com uma grande e forte bandeira de luta: O combate ao Câncer. Pretendo prestar toda a assessoria possível aos portadores e suas famílias através de Centros Oncológicos e Fundo Social, cedendo amparo emocional para fortalecer a Fé, Palestras de Superação, luta pelas causas sociais à terceira idade e manter o Bloco Carnavalesco O Bicho Pegô (com 20 anos de existência e arrastando mais de 40 mil foliões, no bairro do Gonzaguinha) e conscientizar as pessoas no combate e na prevenção ao Câncer.
5. Que projetos futuros podem ser realizados para a Melhor idade de São Vicente?
- Como pré-candidato à vereador por São Vicente, e com essas bandeiras de luta, acredito que poderei contribuir grandemente para a melhoria da qualidade de vida dos Vicentinos.
6. Professor Irapuan Ruas deixe seu recado para aqueles que precisam de incentivo, atitudes e determinação?
- Querendo conhecer o meu trabalho é só acessar as redes sociais:
FAN Page: Prof.Irapuan Ruas,
Instagram: @irapuanruas
Twitter: @Irapuanruas
YouTube: Irapuan Ruas
Comentários
Postar um comentário