segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

GRACIANO CASEIRO ENTREVISTA DR. MARCELO TINOCO SEM FILTRO



UM TOM POR UMA AÇÃO? COMO INICIOU ESSA SUA HISTÓRIA NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL?

✅  Obrigado meu amigo, pelo convite pra essa entrevista em seu Blog. Nasci numa família de classe média e que atuava na área da saúde, precisamente em laboratórios. Mas eu não gostava daquele ambiente e tipo de trabalho, e embora fizesse faculdade de farmácia na UFF, decidi fazer medicina quando faltavam apenas 3 meses para terminar a farmácia. Na verdade não acho que eu tenha escolhido a medicina, mas o contrário, porque tenho tido mais sucesso do que minha capacidade e intelecto explicariam. Por exemplo, nunca assinei atestado de óbito mesmo trabalhando em emergências. Então era eu? Não. Nunca fui eu, sempre foi Deus.

CONTE UM POUCO SOBRE A SUA CARREIRA NA ÁREA MÉDICA? AONDE DESEJA CHEGAR? EM QUE PROJETO ESTÁS REALIZANDO ATUALMENTE?

✅ Sempre pautei na medicina num pilar muito simples: não fazer o que não soubesse fazer porque o médico às vezes perde o senso de humanidade e se torna um semideus. Não. Eu sempre atuo na prevenção e obviamente que sei tratar as doenças de minha especialidade e de outras porque a endocrinologia é uma área puramente clínica. Dentro dessa filosofia, cresci como uma referência na especialidade não só em nosso bairro mas em todo o país, muito disso pelo alcance das coisas que falo no Instagram. Legião de colegas médicos PhDs me seguem porque eu tenho coragem de falar o que se precisa dizer sem medo do “politicamente correto”, tipo: quem usa esteróides pra vencer campeonato é trapaceiro e quem passa este hormônio perigoso pra quem não devia usar deveria ser cassado. Não tenho projeto algum a não ser viver minha vida sossegada em meu canto e produzindo conteúdos. Talvez um dia abra um curso para médicos não especialistas aprenderem a tratar diabetes e obesidade do modo correto. Mas não sei se tenho essa energia toda. Porque ainda preciso tirar 3 dias pra fazer meu Jiujitsu, porque desde a pandemia, e depois que peguei a faixa preta, coincidentemente a coluna está me atrapalhando. Mas vou resolver. Se comecei na branca aos 44 e todos riam porque eu “não tinha idade para isso”, projetando suas frustrações em mim, projetando seus limites nos meus, mostrei-lhes que quem define meus limites sou eu. E aos 54 cheguei à 2a faixa preta (Taekwondo e Jiujitsu, e não demora pego a de Judô, só basta treinar um ano). Então meu projeto atual é constranger as frustrações projetadas das pessoas dando exemplo de que se eu posso fazer o que eu definir como mete, todos podem. Basta elevar o próprio sarrafo e entender que você cair 100x e levantar 101, está vencendo. Em qualquer área isso é válido. Derrotado é aquele que cai e desiste de levantar.



COMO UM INFLUENCIADOR DIGITAL 

BRASILEIRO, QUAL SUA MAIOR DIFICULDADE NESSA SUA TRAJETÓRIA NAS MÍDIAS DIGITAIS?

Nas redes sociais as pessoas são como são na vida pessoal, só que piores: elas, na medicina, por exemplo, postam apenas fotos profissionais, produzidas por empresas de mídias digitais e começam a dar aulas de medicina para leigos. Isso nunca vai dar certo. Porque quebra a espontaneidade. Daí compram 20,30, 200 mil seguidores e quando você olha, tem 5-15 comentários por fotos… isso é enganar. É feio. Estes mesmos profissionais têm a mania de apagar críticas aos posts. E bloquear os haters. Bem, Graciano, as pessoas são carentes da verdade e da linguagem que elas entendam. Meu instagram não monetiza, não ponho telefone e propaganda, não respondo quando me pedem porque tem no Google, e tento ser eu mesmo o tempo todo. Nunca comprei seguidores, não apago críticas, às vezes aprendo com elas, lido bem com os haters porque se eles estão ali e eu não estou na página deles então eles são fãs e não se deram conta ainda, não bloqueio porque isso é dar muita importância à alguma pessoa que você pode simplesmente ignorar e deixar com que ela se canse ou, por muito falar, cometa algum crime e então eu printo a tela, dou queixa crime, e tudo certo. Porque internet não é terra sem lei. 

Não tenho dificuldades. Apenas tenho críticas porque acho que muitos perfis deveriam ser banidos, ou passarem por uma câmara técnica antes do Conselho Federal de Medicina para validar a veracidade do que falam. 90% não seria publicado. Te garanto. 


COMO VOCÊ ENXERGA SUA VIDA NUM  FUTURO PRÓXIMO? QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS?

Não sei. A única coisa que sei é que gostaria de ter nascido na época do Rio Antigo. Campo Grande as pessoas andavam de terno e chapéu, era legal isso. Elegantes. Havia cavalheirismo. Hoje? Hoje o mundo está estranho demais. Tanta notícia de estupro de criança e feminicídio que eu não penso no amanhã mais. Acho que pensar no hoje está de bom tamanho.


QUAL A ARTE QUE DESPERTOU ESTE TALENTO DE DESTAQUE NA SUA BRILHANTE ATUAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA E NOS PALCOS DA VIDA? 

Uma única coisa: tudo o que faço e onde surge uma dúvida, durante uma gestão pública ou num atendimento qualquer, é me perguntar: em meus passos o que faria Jesus? Se Jesus fosse Diretor do Pedro II, Eduardo Rabello, Secretário de Saúde de Seropédica e de tantos lugares que recusei cargos, e fosse tomar uma decisão, qual seria a que Ele tomaria? E num atendimento, diria a verdade ou enganaria? Então esse é o sarrafo. E o nível é elevadíssimo demais mas é O modelo que considero o melhor a ser seguido. Ou você acha que estes elogios todos são virtudes minhas?


QUAL O FATO OU PESSOA QUE TEVE MAIS INFLUÊNCIA NA SUA ATIVIDADE? 

Ver meu irmão mais novo sofrer de obesidade e ser enganado por médicos que lhes passavam fórmulas malucas e não olhavam o ser humano. Então fiz medicina, esperei ele um dia vir, demorou mas veio e resolvi seu caso. Não direi o que passei por ética mas ele estaria morto há 20 anos se não tivesse me escutado. Fiz medicina por causa dele. E meu guru na medicina sempre foi e será o Flávio Gameleira. Máximo respeito ao Jozemar Tovar, Jorge Dib, Constantino, mas Flávio é meu referencial humano.

É DIFÍCIL SER UM CIDADÃO NESTE PAÍS? QUAL É A PRINCIPAL 'MANCADA' NO BRASIL, EM SE TRATANDO DE INCENTIVO A CULTURA E O SOCIAL?

Conheço muitos países e nenhum tem um povo que seja tão leve como o nosso. Por outro lado, nenhum país do porte de nossa economia é tão sem educação básica, saneamento básico, segurança pública e cidadania como o povo brasileiro. Veja por exemplo os atos recentes da história política: pedimos diretas já e agora muitos pediam de volta os militares para refrearem os ânimos dos 3 poderes e aqueles acampantes não se deram conta que nenhum dos 3 poderes poderia pedir um GLO: os 3 estavam cheios de crimes contra a constituição. Então se o artigo 142 pode ser pedido por qualquer um dos 3 poderes, a quem os militares obedeceriam? Outro dilema: e depois, qual o cenário seria em nossa economia diante de uma eventual GLO com pressões externas sobre assuntos internos mas que afeta o estrangeiro? Seríamos capazes de passar por uma forte recessão?

Acredito que a política vai se resolver, somos uma democracia jovem e apenas questiono a obrigatoriedade do voto. Porque se eu não votar, pago multa e não posso viajar. Isso não é democrático. E melhoraria a qualidade do voto. Ou não.

O brasileiro é tão sem educação básica que joga lixo no chão e reclama de enchentes. Outro dia um carro caríssimo na minha frente e a filha jogou uma lata de refrigerante na rua. Parei e peguei. No sinal de trânsito estava ao lado deles, abri o vidro e disse: eu peguei a sua sujeira e pessoas morrem por culpa de lixo nos bueiros. Pensa nisso… e fui embora.

Outro dia uma senhora diante do passeio shopping carregava duas bolsas pesadíssimas. Uns 80 anos e andava e parava. Ninguém ajudou. Fui lá e peguei as bolsas e levei até do outro lado do túnel para ela. Então se por um lado somos um povo pacífico e receptivo, por outro somos muito mal educados e se temos estes políticos aí é porque merecemos, porque eles são o nós das urnas.

Dito isso, não tem como salvar essa geração mas se mudássemos a constituição a acabássemos com a impunidade, com ficha limpa valendo, os 3 poderes se respeitando sem maracutaias, nosso povo seria o melhor do mundo em educação e cultura. Ninguém tem a diversidade cultural que nós temos. Mas falta a educação básica.


O QUE VOCÊ CONSIDERA SER MAIS IMPORTANTE NA SUA ARTE MÉDICA? E QUE SONHOS ESSA SUA ARTE PODE REALIZAR NA VIDA DAS PESSOAS? Medicina é ciência na hora de aprender e arte na hora de tratar. Eu apenas tento ser honesto o tempo inteiro com a medicina, porque ela me permite agir em 4 figuras que entram no consultório acompanhando cada paciente: a vida, a morte, a qualidade de vida e o sofrimento. E eu preciso fazer com que as pessoas entendam isso. Por exemplo: quase todos os médicos “tratadores de obesidade” falam: tomando isso e isso você emagrecerá. MENTIRA. O que emagrece é déficit calórico: veja o caso do ex-governador Sérgio Cabral- perdeu 20 kg na prisão sem fazer exercício e usar remédios. Só comia o que davam. O mesmo está acontecendo com o cara que deu um golpe dos bitcoins. Já está emagrecendo. Então quando digo que obesidade é doença incurável e que o tratamento deve ser pra sempre senão vai ocorrer efeito sanfona, muitos vão embora mas voltam. A casa vive lotada… mas ficam falando mal de mim nas filas, que sou grosso, outros defendem dizendo que sou objetivo, outros que sou alegre e assertivo. Todos estão certos e todos estão errados. E eu não ligo se falam bem ou mal. Quem fala mal normalmente é aquela pessoa mimada que vai nos médicos que sempre falam sim para tudo e não podem ver uma receita azul que pedem uma. E minhas receitas azuis são para uso de quem julgo necessidade de uso. Então falo “não posso te dar porque não sei se deve usar”, “mas dr fulano sempre me dá”, “então pega con dr fulano”…  “mas eu paguei a consulta”, “pagou a consulta mas não vendo receita”… você não imagina as coisas que me pedem. Teve uma que pediu que atendesse na carteirinha da filha, isso é crime e eu disse isso. Não posso e é crime de falsidade ideológica de sua parte e eu de estelionato contra o plano. “Mas toda regra tem exceção”… e eu respondi “ok, se a senhora entrar pela saída do aeroporto ou sair pela entrada sob essa sua fala de exceção da regra , então pode vir aqui que te atendo”.

A importância que tenho é não ter pressa para atender e assim ajudar a pessoa a construir a ponte pra alcançar seus sonhos: seja uma gravidez de risco, seja curar um câncer de tireóide ou pâncreas.


QUAL A IMPORTANCIA DE FAZER PARTE DESTE BLOG DO GRACIANO CASEIRO?

Te conhecer há mais de 40 anos e saber que você sempre foi uma pessoa de caráter ilibado e trabalhador é motivo de muita hora pra estar aqui. E te agradeço pelo convite e parabenizo pelo trabalho!

Instagram para quem quiser um médico sem filtro é só clicar @drmarcelotinoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...