terça-feira, 11 de janeiro de 2022

MESTRE SAUL DO RIO E DAS ARTES

por Graciano Caseiro

Um artista completo e consagrado se chama Saul da Silva Pinheiro, conhecido no meio das celebridades da cultura, como Mestre Saul, nascido em 15 de julho de 1938 em Campo Grande, RJ, criado em Cosmos e Santa Cruz, fixou residência em Pedra de Guaratiba na Zona Oeste Carioca, começou como autodidata aos nove anos de idade. 

Em 1950, Mestre Saul começava o seu aprendizado com o Professor Daniel Diniz da Fonseca, da União Rural de Belas Artes. No ano de 1958 estudou em Bento Ribeiro numa escola de desenho em Madureira. Mestre Saul inicia a convite do Padre Marques, pároco da Igreja Imaculada N.S. da Conceição, em Queimados a pintar o mural da Igreja. 

Em 1962, Mestre Saul é agraciado com o diploma da Ordem dos músicos do Brasil. Em 1963, ingressa na Editora Bloch do Grupo Manchete. Em 1964, Mestre Saul inicia sua carreira cinematográfica para trabalhar no filme "Conga Zumba" com o cineasta Waldir Onofre.

Depois de dois anos na editora Bloch do Grupo Manchete, Mestre Saul saí e recebe uma proposta na Editora Abril, que ficava em Sampa. E no ano de 1966, Saul integra o grupo de artistas plásticos da cidade de Embu, São Paulo. Já nos próximos anos Mestre Saul expõe seus quadros e esculturas em coletivas com artistas de São Paulo, e ambos criam a Feira de Arte, na Praça da República, em São Paulo. 

Mestre Saul na foto acima, fez está inspiração, criando um monumento em madeira na formação de um ser humano.

No ano de 1971, retorna ao Rio de Janeiro, com sua experiência adquirida na metrópole de São Paulo, Mestre Saul idealiza a Feira de Arte Hippie  de Ipanema na Praça General Osório.

No ano seguinte, Saul retorna a trabalhar na Revista da empresa Manchete, onde ficou até o ano de 1975. Lecionando no centro de artesanato "O Sol" no Jardim Botânico.

Mestre Saul teve inúmeras outras atividades, entre elas, a de pintura nas suas telas, mas, tinha uma paixão, amava atuar nas telinhas do cinema, suas pinturas são reconhecidas nacionalmente e no exterior, um artista privilegiado que dispõe de variados talentos, com o passar dos tempos vêm se desenvolvendo também nas esculturas e monumentos espalhados mundo afora.

Mestre Saul na música sempre teve um potencial fantástico, era um luthier, pois criava seus instrumentos e um músico competente, uma referência em arte escultural e monumental, um exímio carnavalesco, dando asas à imaginação, transformando em realidade o sonho das escolas de samba. 


Durante uma de suas exposições com a amiga, Malu Ravagnani, além de ser um excelente artista completo, também era um músico especializado em percussão do qual apresentou em vários shows com músicas cubanas. 

Considerado pelos intelectuais, celebridades daquela época, diziam que Mestre Saul, era um artista privilegiado e polivalente, músico, carnavalesco, escultor, pintor, ator e compositor. Suas inspirações estava na natureza, participante atuantes em manifestações populares, participando, como percurssionista da orquestra sinfônica da Pedra de Guaratiba, em bailes, gafieiras e em teatros com danças africanas sob a direção da coreógrafa Mercedes Batista e Solano Trindade do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 

Vale ressaltar que nesta foto acima foi durante as comemorações do aniversário de Campo Grande,  que era chamado de Semana de Campo Grande, o seu amor pela arte e por Campo Grande, Zona Oeste Carioca, era te se admirar, onde nasceu, e Santa Cruz onde viveu a maior parte da sua vida, e claro a maravilhosa Pedra de Guaratiba que é a sua origem e sua base atualmente. 

Na foto acima, recebendo a visita do Jornalista e Colunista, Silmo Prata. 

Esteve por muitos anos utilizando o espaço MOC (Movimento Oeste Carioca), como local do seu ateliê e também Centro Cultural Mestre Saul, a  onde o amigo jornalista Sílvio Alves que teve suma importância em sua vida artística, cedeu aquele local que fica em Campo Grande, RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...