quinta-feira, 7 de maio de 2020

DERROTANDO OS GIGANTES ATUAIS

Por Graciano Caseiro


Texto de base: Salmo 143

1. SENHOR, escuta minha oração, presta ouvido às minhas súplicas; responde-me por tua fidelidade e justiça!

2. Entretanto, não leves teu servo a julgamento, pois nenhum ser vivo é justo diante da tua presença.

3. Pois o inimigo perseguiu-me e prostrou-me por terra; ele me fez morar nas trevas, como os que há muito morreram.

4. Esmorece em mim meu espírito; meu coração, dentro de mim, está em pânico.

5. Lembro-me dos dias de outrora, medito em todas as tuas ações, reflito sobre as obras de tuas mãos.

6. Estendo para ti as minhas mãos; eis-me diante de ti, qual uma terra sedenta!

7. Depressa responde-me, ó Eterno! Porquanto meu espírito desfalece. Não ocultes de mim a tua face, senão serei igual aos que já baixam à sepultura.

8. Faze-me ouvir pela manhã, do teu amor leal e perene, pois em ti depositei toda a minha confiança! Dá-me a conhecer o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma.

9. SENHOR, livra-me dos meus inimigos, pois me refugiei junto a ti!

10. Ensina-me a fazer tua vontade, pois tu és o meu Deus. Teu bondoso Espírito me guie por terra plana!

11. Pela honra do teu Nome, SENHOR, tu me farás viver; por tua justiça me farás sair da angústia;

12. por teu amor leal e justo acabarás com meus inimigos e farás perecer todos os meus adversários, pois sou teu servo!

(Salmos, 143)

Um dos personagens mais conhecidos e renomados do Antigo Testamento é o rei Davi. Nesta reflexão quero falar sobre Davi. Vamos aprender um pouco sobre sua vida, sua história e algumas curiosidades sobre a narrativa bíblica. 

Mais conhecido pela vitória sobre o gigante Golias, o rei Davi representa nossos esforços para superar os gigantescos obstáculos que enfrentamos todos os dias. 

Por isso, sua vida tem sido referência geração após geração sobre alguém que enfrentou e superou desafios inimagináveis. Além disso, o fato de ser da linha do Messias, sua vida representa uma linhagem especial da casa de Israel. Conhecer um pouco mais sobre Davi é conhecer um pouco mais sobre nossa fé. 

A história de Davi ocorreu há cerca de três mil anos. De acordo com 2 Samuel 5:4, começou a reinar aos 30 anos e governou sobre Israel por 40 anos. 

Embora seu combate mais marcante tenha sido contra o gigante filisteu Golias, vale ressaltar que a Bíblia nos relata que o jovem pastor já havia enfrentado grandes adversidades em sua vida. 

Desde moço, quando pastoreava ovelhas, Davi já havia encarado ursos e leões. Podemos imaginar que Davi já era acostumado a enfrentar grandes inimigos. Particularmente, gosto de imaginar que Davi precisou encontrar uma solução para um desafio pessoal. 

Fisicamente ele não seria capaz de enfrentar uma batalha corpo a corpo contra ursos ou leões. 

Talvez, a partir deste problema, ele tenha percebido que só seria capaz de vencer grandes inimigos em um confronto à distância. Assim, ele deve ter se aperfeiçoado na arte da funda.

Além de seu lado guerreiro, vale destacar sobre a história de Davi que ele também era músico e compositor. Não podemos esquecer que também gostava de dançar, louvando a Deus. Por isso, também ganhou o “apelido” de doce cantor de Israel. Vale lembrar que boa parte do livro de Salmos é de sua autoria. 

Além de ser chamado na Bíblia de um homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22), também é chamado de profeta de Deus (Atos 2:30). 

De acordo com estudiosos, a Bíblia o identifica como um homem belo e forte, apesar da pequena estatura (1 Samuel 16:12), além de corajoso e prudente no falar.  

Seu reino se expandia do Rio Eufrates até as fronteiras do Egito. No período que ocorre a história de Davi, a região vivia períodos de tribulação, cheios de conflitos, guerras e violência.  

Depois que foi ungido pelo profeta Samuel, seu primeiro momento de destaque foi na famosa luta contra Golias. Ali, ele ganhou a notoriedade que lhe rendeu a oportunidade de casar com a filha do rei Saul, Mical. Depois disso, além de servir o rei Saul, Davi tocava música quando o rei era afligido por maus espíritos. Com o tempo, Saul foi criando repulsa contra Davi. 

Um dos momentos marcantes da história de Davi aconteceu quando Saul pediu 100 prepúcios de filisteus para Davi. O jovem guerreiro levou, então, 200 prepúcios. Essa situação deve ter feito Saul perceber que seu reino estava, definitivamente, fadado ao fracasso. 

Davi começou a ganhar destaque em Israel e passou a ser preferido até mesmo mais amado que o rei, causando inveja em Saul. Em determinado ponto de sua vida, Saul começou a perseguir Davi. Queria matá-lo e assim tentou assassiná-lo, mas Davi conseguiu fugir. Davi passou a viver refugiado nos desertos e montanhas da região. 

Foi neste momento da história de Davi que ele começou a juntar homens que também não se agradavam de Saul. Dessa forma, Davi começou a formar um grande grupo de homens guerreiros. Sua personalidade de líder foi, então, trabalhada. 

Embora tenha tido duas oportunidades para matar Saul, Davi procedeu com misericórdia e manteve a vida de seu rei, pois para ele, apesar da inimizade entre eles, Davi ainda honrava seu rei como líder. Apenas após a morte de Saul é que Davi é eleito rei pelo povo de Israel.

ASPECTOS IMPORTANTES DA VIDA DE DAVI

Conhecendo a história de Davi podemos aprender muitas coisas. Eis alguns aspectos importantes da vida de Davi. 

Coração puro: – Apesar de seus pecados e ser um guerreiro nato, o coração de Davi era puro, a ponto de ser chamado um homem segundo o coração de Deus. Isso nos faz entender que podemos lutar para manter nossas vidas adequadas e que nossos pecados não devem ser motivos para nos desanimar de caminhar com o Senhor. 

Devemos reconhecer nossas falhas e lutar para manter nosso coração puro. Apesar de suas falhas e problemas, Davi não se afastou de Deus. Muitas vezes, quando pecamos, a tendência é nos afastarmos de Deus, por vergonha, mas Davi nos ensina que o arrependimento sincero agrada a Deus. Outro exemplo de arrependimento sincero é o de Pedro, que se arrependeu depois de ter negado Jesus três vezes. 

Fé inabalável: – Apesar de todos os pecados, como traição, assassinato e realizar um censo contra a vontade de Deus, ele jamais deixou que seus pecados lhe fossem um peso para se afastar de Deus. Nos momentos de luta, Davi confiou em Deus. Nos momentos de tristeza recorreu a Deus e aceitou sua repreensão. 

Quando estudamos a vida de Davi, aprendemos a crer em Deus, mesmo em lutas contra gigantes, perseguições ou quando nos sentimos inferiores aos demais. 

O Guerreiro de Deus: - Naquela época para ser rei era preciso ser um grande guerreiro; e comparando Davi com seus irmãos, ele era o menos propício a se tornar um grande guerreiro, mas sua fé em Deus o tornou um estrategista e sua adversidade física, por ser “mais fraco” que os demais, lhe deu a oportunidade de usar a inteligência para bolar planos de batalha mais avançados. 

Esperamos que a história de Davi ajude você a compreender um pouco melhor a trajetória deste personagem bíblico e também possa crescer na fé com os principais aspectos de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...