quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A vossa palavra seja sempre agradável...


A vossa Palavra seja temperada com sal...

Colossenses: 4.6
“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. Gosto de conversar. Não vejo o tempo passar quando estou a participar de um bom diálogo. Entretanto, lembro que meu pai sempre dizia que podemos dizer uma coisa muito dura para uma pessoa e ela continuar nossa amiga ou então sermos até agredido em conseqüência do que dissemos”.

O nosso texto fala sobre esta realidade. Paulo tinha consciência do fato de que o que falamos tem conseqüências a todos os níveis. É por este motivo que adverte à Igreja no sentido de ter uma palavra agradável. Ter uma palavra agradável, não significa concordar em tudo com os demais. É simplesmente saber dizer as coisas. Diante deste texto encontro as seguintes verdades para a minha vida:

O meu modo de falar deve preservar as pessoas e nunca destruí-las. Paulo afirma que o meu modo de falar deve ser temperado com sal. O sal é agente de preservação. Não permite que os alimentos se estraguem. Sendo assim, o meu falar não poder causar estrago na vida das pessoas. Meu falar deve edificar e preservar as pessoas. Uma palavra temperada com sal deve ser no ponto. Meu falar não pode ser insípido, mas também não pode ser salgado demais. Ele deve ser no ponto certo para preservar e dar sabor à vida das outras pessoas.

Tenho que tomar cuidado para que as minhas palavras não sejam desagradáveis. Quero iniciar pela negativa. Se a minha palavra deve ser sempre agradável é porque há outra forma de falar. Há um modo desagradável de ser. Sendo assim, é preciso lutar para que o falar seja sempre temperado com sal. É necessário esforço para que o falar seja agradável. O meu desejo é poder sempre falar de modo agradável e isto não significa utilizar a gramática corretamente, é ser educado e gentil para com os demais.

A outra lição que encontro neste texto é que o meu falar deve ser sempre com sabedoria. Ele deve ser temperado com sal para que eu saiba como convém responder. Deve ser temperado para que eu tenha sabedoria em responder para não criar confusão. Eu preciso saber o que vou responder. Não é simplesmente ter uma palavra bonita e um grande vocabulário é saber como dizer as coisas. Não é ser um intelectual. É ser uma pessoa com as palavras certas na hora certa. É ser alguém que diz o que deve ser dito com sinceridade e singela de coração. Numa sociedade onde a palavra tem perdido o seu valor, é necessário manter-se fiel ao ensino bíblico. É fundamental ter uma palavra doce e amável que dê sabor à vida dos outros.

Vamos orar: Senhor Jesus, que as minhas palavras sejam edificantes como as tuas. Que no meu dia-a-dia, eu possa contagiar as pessoas e motivá-las a continuar na caminhada da vida. Que eu possa ter palavras de esperança e que nunca a minha linguagem venha a ferir o meu próximo. Que as palavras da minha boca possam sempre Ti agradar e também agradar ao meu semelhante. Ajuda-me na caminhada da vida para que eu tenha sabedoria no falar. Esta é a minha oração em nome de Jesus. Amém.

Graciano Caseiro – Colunista, Divulgador e Comunicador

A vossa palavra seja sempre agradável,

www.gracianocaseiro.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...