quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Agricultores Orgânicos do Rio da prata em crescimento








Histórico - AgroPRATA

Recentemente aconteceu um censo que indicou o seguinte resultados na região. Existem 25 associados na Associação de Agricultores e Produtores Orgânicos do Maciço da Pedra Branca (Agroprata),somando a agricultura familiar aproximadamente 150 famílias de pequenos agricultores e produtores do parque estadual da pedra branca, através da adoção de práticas orgânicas, do beneficiamento da banana e do caqui e da conservação do ecossistema local. Temos um número de 3.800 moradias na região e aproximadamente 11.560 pessoas residentes naquela área conhecida como Point da Gastronômia Carioca.

Perspectivas: - ampliar o número de famílias participantes e envolver os jovens. - fortalecer o processo associativo e cooperativo dos produtores e agricultores.

- atrair novos consumidores. - estreitar parcerias com a sociedade civil e os órgãos públicos.

Conquistas: - ações conjuntas - a adoção de trabalho em mutirão para manejo dos bananais, elaboração de caldas orgânicas e compostagem são soluções para a falta de mão-de-obra, além de fortalecerem os vínculos entre os componentes do grupo. Atualmente, eles produzem a Banana Passa, o Caqui Passa e sua mais nova experiência Vinagre de Caqui.

- mulheres na orgânica - várias agricultoras estão desidratando banana ,caqui e vinagre de caqui agregando valor ao que produzem. Implantada a Associação dos Agricultores Orgânicos da Pedra Branca, comercialmente denominada (@groPRATA).

Em Novembro de 2000, os agricultores do rio da prata de campo grande, resolvem criar a sua Associação para produzirem e cultivarem alimentos orgânicos, trabalhando pela conservação e recuperação ambiental do Maciço da Pedra Branca, pelo lado do Rio da Prata em Campo Grande, RJ.

Oficialmente na data de 18 de Novembro de 2003, foi criada e Registrada na Receita Federal sob o CNPJ nº 05.437.129/0001-85. Atualmente, a Associação tem mais de 25 associados. Existem hoje sócio-fundadores e sócio-efetivos.

Sua localização é na estrada da Batalha, 204 ou caminho da virgem Maria. Como o local é reconhecido pela população local.

Na feirinha Orgânica na EMATER em Campo Grande: Encontramos os produtores vendendo legumes, frutas e verduras fresquinhas cultivadas sem o uso de agrotóxicos, sem adubos químicos e livres de transgênicos. Por isso, trazendo mais saúde pra você, sua família, para o povo da zona oeste e todo o nosso planeta. Também temos laticínios orgânicos, peixes criados com alimentos orgânicos, frangos e ovos produzidos sem hormônios e antibióticos, mel orgânicos, sucos, vinhos e muito mais. Para a natureza as aparências nunca enganam produto e alimento orgânico. Melhor para a vida, produzido em harmonia com o meio ambiente.

Todos os sábados das 7 às 13 horas na Av. Marechal Dantas Barreto, 95ª(rua atrás do estacionamento do west shopping) prédio da Emater em Campo Grande, RJ.

Rita Caseiro (Secretária e Gestora do Telecentro) Informações: 21-3394 4619/ 2394 1246/ Segunda à Sexta (Somente das 14 às 18 horas) 9943 9537/ 8576 0791 -

Graciano Caseiro – Diretor de Comunicação e Divulgador (21) 9945 2606.

e-mail: aaorporg@gmail.com / gracianocaseiroproducoes@gmail.com

BLOG: www.agroprata.blogspot.com/ www.organicosriodaprata.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...