BIOGRAFIA DALBERTO GOMES
É COM GRANDE HONRA E UMA SATISFAÇÃO INDESCRITÍVEL QUE TENHO O
PRAZER de anunciar, acredito que muito de vocês já sabem, que o DALBERTO GOMES sendo HOMENAGEADO na III FESTA LITERÁRIA DE CAMPO GRANDE - FLICAMP .
Essa homenagem vem somar aos 50 anos da sua vida dedicado a arte , a poesia e a literatura. É o reconhecimento que todo artista almeja em vida.
DALBERTO GOMES vem agradecer a equipe de realizadores deste grande encontro, aos amados amigos por terem referendado o seu nome para receber esta importante homenagem .
A quem possa interessar, aí vai a Biografia do DALBERTO GOMES SIMÕES que ,emocionado, tem o prazer de compartilhar conosco.
Dalberto Gomes Simões
Biografia
Dalberto Gomes Simões - Poeta ,escritor, ator e jornalista. Funcionário público federal aposentado, técnico em ciência e estatística pelo IBGE, graduado pela FABES( Faculdade Béthencourt da Silva ).
Carioca, nascido em 13 de janeiro de 1951. Pai de 2 filhos - Douglas e Vitor. Militante pela cultura há mais de 50 anos .
-Na adolescência ( década de 60) , participou de vários concursos de dança e mímica nas extintas TV Rio(Hora do Broto- Carlos Imperial), TV Excelsior (programa do Chacrinha) e TV Continental e na Rádio Mayrink Veiga(Programa Jair de Taumaturgo)
Como escritor :
- Tem 6 livros de poesias editados:
- ARTEFATOS (esgotado) – 1985
- NEGRO SIM (4ª edição ) – 1998
- RELAXE... É POESIA E GOZE A VIDA – 2000
- INDESCÊNCIA E EXCRESCÊNCIA (esgotado – 2004
- DANDO A CARA A TAPA – 2007
- DALBERTEAR- ENTRE A POESIA E O VERBO – 2021
- Escreveu prefácios e comentários para livros de diversos escritores e poetas.
- participação em diversas Antologia e coletâneas.
TEATRO
- Foi o coordenador e apresentador, junto com o musico e compositor Marcos Damasceno, de um dos projetos mais bem sucedido da Zona Oeste do Rio de Janeiro , o BAR 51 .
BAR 51 Consistia em um show de atrações que abria espaço para novos artistas como dançarinos , poetas e músicos e foi apresentado durante os anos de 1992 à 1993 no Teatro Artur Azevedo em Campo Grande.
-Durante o ano 1996 apresentou o projeto BAR 51 na Lona Cultural Hermeto Pascoal em Bangu e no ano de 1999 voltou apresentar o projeto BAR 51 noTeatro Artur Azevedo .
- Participou da inauguração das Lonas Culturais de Campo Grande e Bangu.
Como ator :
- Em 1997, representou Papai Noel ,durante o mês de dezembro, em um shopping center no bairro de Jacarepaguá (provavelmente foi o 1º Papai Noel negro do Brasil)
- Atuou no Alto de Natal nas ruas de Campo Grande e dirigido pelo Cineasta Waldir Onofre em 2003, representando um dos Reis magos, tendo a localização do presépio no jardim da Igreja Nossa Senhora do Desterro .
- No ano 2005 atuou e interpretou o monólogo de sua autoria “Dalberto Sem Conserto” nas Lonas Culturais de Bangu , Campo Grande e no Sindicato dos Professores (SINPRO/RJ).
-Atuou como o personagem o poeta Solano Trindade , na comemoração de seu centenário, no Projeto Poesia no Poste com Os Goliardos. Na Praça XV
-Representou em julho de 2010 o João do Rio (personagem Carioca do século passado) na praça da Pavuna com Os Goliardos ( projeto financiado pela Secretaria Municipal de Cultura.)
- Se apresentou no Teatro Gláucio Gil em Copacabana com performances.
No cinema :
-Participou como figurante do Filme “Mauá, Imperador e o Rei ” do cineasta Sergio Rezende.
- participou do documentário “Poetas ..” do Cactos Intactos
- Curtas Metragens “ Os Goliardos -Poesia no Samba” e do curta “Ratos Di Versos”.
IMPRENSA
Escreveu , por mais de 15 anos, para os principais jornais da Zona Oeste, como: O Grito , Guarazão, O Amarelinho, Patropi, Zona Oeste Notícia, Folha da Terra e o Real Notícia de Santa Cruz .
Voltou as atividades jornalísticas no ano de 2018 escrevendo para o jornal FOLHA DA CIDADE NOVA e hoje , após longo período, voltou a escrever para o jornal O AMARELINHO de Grande circulação em Campo Grande.
TV Comunitária :
-Foi fundador e apresentador de programa na 1ª Televisão comunitária da Zona Oeste-CANAL 32 . aonde apresentou o programa “Chão de Estrelas”. Extinta em 1997.
- Participou do I e II Fórum Cultural da Zona Oeste.
- Foi Diretor Social e Cultural da Sociedade Musical 10 de Maio ( mais antiga entidade social de Campo Grande ) durante 9 anos.
- Fundador e Conselheiro do Grêmio Recreativo Escola de Samba Sereno de Campo Grande .
- Foi fundador e diretor do Bloco carnavalesco Geriatria e Pediatria de Campo Grande.
- É membro e foi coordenador do grupo de poetas itinerantes “ Circuito Literário Conversa Com Verso ” .
- Idealizador e incrementador , junto com as Professoras Dulce Vasconcellos e Silvia Regina, do “MANIFESTAÇÃO ZUMBI VIVE” projeto que aconteceu por mais de 15 anos em que se comemorava o Dia da Consciência Negra em Campo Grande .
- Ministrou , participou e apresentou nas bibliotecas de Bangu , Campo Grande e Santa Cruz ; Atividades de oficinas literárias, palestras e projetos como : a Hora do Conto , Paixão de Ler , Encontro Poético com Dalberto Gomes , etc.
- Membro do CEDICUN ( Centro de Estudo Divulgação da Cultura Negra ) Entidade filada ao COMDEDINE que tem sua sede em Campo Grande.
- Foi Coordenador cultural do Fórum Comunitário de Campo Grande .
- É membro do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro. SINDEERJ
- Membro da Associação de Poetas Profissionais do Rio de Janeiro. APPRJ
- Fundador e membro do ASSIBGE (Sindicato do IBGE) .
Como poeta:
- Realiza trabalho em teatros, lonas culturais, bibliotecas , clubes , praças públicas, comunidades, sindicatos, faculdades e colégios em todo Rio de Janeiro .
-Alguns Locais :Santa Tereza, Teatro Carlos Gomes , Espaço Cultural da Constituição , Centro Cultural Casa de Rui Barbosa -Botafogo, SARAU JOÃO DO RIO nas Laranjeiras , CEP 20 000 no Humaitá, Saquarema, Mangaratiba, Pedra de Guaratiba,FORUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO em Nova Iguaçu , RATOS DI VERSOS, POESIA NOS ARCOS(Lapa), POESIA VOA no Circo Voador (Lapa), POESIA NO POSTE (Praça 15), POESIA NA REPÚBLICA no Palacete da República no Catete (onde foi homenageado) MOVIMENTO IN VERSO em Ipanema , CEP 20 000, VERSOS DA MEIA NOITE, CAFÉ ETÍLICO na Barra, POESIA no Cassino Atlântico com Tavinho Paes , CACHAÇA COM MEL em Campo Grande , BOM DIA POESIA em Pedra de Guaratiba, POESIA MIX (projeto itinerante : Tijuca, centro, Zona Oeste etc .), UFF – Universidade Federal Fluminense, FILÉ DE PEIXE Tijuca e Lapa, POETA SAIA DA GAVETA Engenho de Dentro,POVEB – Barra da Tijuca, na ATA (Associação de Taifeiros da Marinha), No FLIP nas ruas de Paraty etc., Restaurante ARTESÃO –Botafogo. CORUJÃO DA POESIA, VIRADÃO CULTURAL 2010 (projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro com os RATOS DI VERSOS), POLÉM DA POESIA, POESIA SIMPLESMENTE, PELADA POÉTICA , POESIA EM TRÂNSITO.
-Participou como poeta convidado-homenageado da reinauguração da Lona Cultural Hermeto Pascoal em Bangu ( Maio 2007)
-Já participou como poeta e expositor em 5 Bienais Internacional do Livro.
-Em agosto de 2007 – Participou, convidado pela prefeitura de Rio das Ostras, junto com o Grupo Ratos Di Versos, do I Encontro de Poetas Latinos Americanos.
-Em 2009 , junto com os Ratos di Versos , estive em São Paulo se apresentando da Praça Roosevelt e no TEATRO DOS PARLAPATÕES.
-Foi um dos coordenadores, junto com outros componentes do Circuito Literário Conversa com Verso, do I e II ENCONTRO DE POETAS DO RIO DE JANEIRO (Conversando Com Verso) que aconteceu em abril de 2006 e maio de 2007 .Que reuniu na Lona Cultural de Campo Grande mais de 100 poetas de todo Município do Rio de Janeiro”. Na ocasião foram arrecadados mais de trezentos quilos de alimentos que foram doados a entidades carentes .
- Detentor de diversos prêmios como : Medalhas , diplomas e menções honrosas e Honra ao Mérito.
A se destacar :
- 4 Monções da Prefeitura do Rio de Janeiro por serviços prestado a cultura.
-Honra ao Mérito (Rotary Club de Campo Grande ) ,
-Honra ao Mérito pela Colônia Sírio- Libanesa,
-Diploma de Cidadão Campo-grandense (Sub-prefeitura da Zona Oeste).
-Diploma personalidade da Zona Oeste (Sociedade Musical 10 de Maio)
-Diploma da sub- prefeitura do Méier pela passagem dos seus 118 anos .
-Prêmio Expressão Cultural 2007 – Pela Coordenadoria de Cultura da Zona Oeste.
-Teve sua foto na exposição que comemorou os 105 anos de fotografia 105 mm no Brasil.Fotografado pelo estúdio Hélcio Peynado.
-4º lugar no Festival Nacional de Poesia organizado pela Revista Day By Day em revista 2008.
-Em 1993 ,foi vencedor do 1º FESTIVAL DE POESIAS ERÓTICAS DO RIO DE JANEIRO realizado na Faculdade Cândido Mendes com o poema “Minha Gostosa e Deliciosa Musa”.
- Em 2008 teve seu livro NEGRO SIM “adotado” pelo Educandário Monteiro Lobato.
-Em maio de 2009 , lançou o seu 5º livro de poesia DANDO A CARA A TAPA na Câmara dos Vereadores do Município do Rio de Janeiro.
- Participou de 5 Bienais do Internacional do Livro. Sendo que na Bienal do Ano de 2009 fez o Lançamento do seu livro “Dando a Cara a Tapa” e em 2018 participou da Bienal Internacional do Livro em São Paulo.
Atualmente:
- Participa dos projetos de poesias : Ratos di Versos na Lapa , Corujão da Poesia, Polém da poesia, Pelada Poética, POVEB, Novos Uivos.
- Neste ano de 2011 foi homenageado pelo COMDEDINE (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro) com o Prêmio de PESQUISA ESCOLAR de Escritor Negro Contemporâneo .
- Participou da Exposição “FOTOGRAFIA –IMAGENS E VERSOS” no Espaço Cultural Monumento Estácio de Sá – Aterro do Flamengo
- Membro Acadêmico honorário da Academia Real de Artes ,Música e Letras do Estado do Rio de Janeiro - ARAMLERJ
Dalberto Gomes é poeta carioca, ator, escritor, jornalista,militante cultural e avist
- Detentor de 4 moções de Honra ao Mérito pela Prefeitura do Rio de
Janeiro
- Certificado de MÉRITOS ela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro(ALERJ),
- Moção de Congratulação pela Prefeitura do Município de Vassouras
- Membro do Sindicatos do Escritores do Rio de janeiro ,
membro da APERJ (Associação de Poetas do Estado do Rio de Janeiro). Acadêmico da ASBAERJ .
- Membro fundador da APLP – Associação de Poetas da Língua Portuguesa
- Esteve em Portugal por duas vezes , participando do I e II Encontro dos Poetas da Língua Portuguesa em Lisboa ,Povoa e Porto .
- Membro da Academia Virtual dos Poetas da Língua Portuguesa ( AVPLP) .
- Representante do Brasil no encontro mundial de poetas (World Poetry Movement) na França pela Cátedra da PUC/ UNESCO em 2006.
- Membro da Sociedade Ciência do Sentir.
- Idealizou e Coordena, junto com a psicóloga e poeta Marisa Queiroz, há 3 anos, o Projeto POESIACULT -Projeto de entrevistas que homenageia poetas contemporâneos e presta homenagens aos poetas Clássicos , fazendo leitura de suas Biografia e de suas obras .
Em 2021 lançou o seu 6º Livro de poesia cujo título é “DALBERTEAR – Entre o Verbo e a Poesia” pela Venturas Editora.
No mesmo 2021, por o ocasião do Aniversário de Campo Grande, realizou palestra na Biblioteca Municipal Manoel Inácio da Silva Alvarenga.
Recentemente, foi atração do Projeto SARAU no Espaço Cultural Mulungu , no Bairro da Gamboa , região intitulada Pequena África.
Comentários
Postar um comentário