Histórico da AGROPRATA

Histórico da AGROPRATA
Agricultura Orgânica Uma Vida Saudável Recentemente aconteceu um censo que indicou os seguintes resultados na região do Rio da Prata em Campo Grande, RJ, Brasil. Existem 15 Membros fundadores desde 2000 e mais 12 associados na Associação de Agricultores e Produtores Orgânicos do Maciço da Pedra Branca (Agroprata), somando a agricultura familiar aproximadamente 180 famílias de pequenos agricultores e produtores do Parque Estadual da Pedra Branca, através da adoção de práticas orgânicas, do beneficiamento da banana e do caqui e da conservação do ecossistema local. Temos um número de 3.800 moradias na região e aproximadamente 11.560 pessoas residentes naquela área conhecida como Polo da Gastronomia, Turismo e Cultural da Zona Oeste Carioca. Perspectivas: - ampliar o número de famílias participantes e envolver os jovens da comunidade local no projeto de Inclusão Digital. - fortalecer o processo associativo e cooperativo dos produtores e agricultores. - atrair novos consumidores e novos associados, colaboradores. - estreitar parcerias com a sociedade civil, empresas, centro sociais, universidades, comércio local, Ongs e os órgãos públicos. Conquistas: - ações conjuntas - a adoção de trabalho em mutirão para manejo dos bananais, elaboração de caldas orgânicas e com postagem são soluções para a falta de mão de obra, além de fortalecerem os vínculos entre os componentes do grupo. Atualmente, eles produzem a Banana Passa, o Caqui Passa e sua mais nova experiência Vinagre de Caqui. - mulheres na orgânica - várias agricultoras estão desidratando banana, caqui e vinagre de caqui agregando valor ao que produzem. Implantada como uma Associação dos Agricultores Orgânicos da Pedra Branca, comercialmente denominada, (Agroprata). Em Novembro de 2000, os agricultores do Rio da Prata de Campo Grande, resolvem criar a sua Associação para produzirem e cultivarem alimentos orgânicos, trabalhando pela conservação e recuperação ambiental do Maciço da Pedra Branca, pelo lado do Rio da Prata em Campo Grande, RJ. Oficialmente na data de 18 de Novembro de 2003, foi criada e Registrada na Receita Federal sob o CNPJ nº 05.437.129/0001-85. Sua localização é na estrada da Batalha, 204 ou caminho da virgem Maria. Como o local é reconhecido pela população local. Específicos: - Estimular a valorização da produção local; - Contribuir para melhorar a boa colheita nas comunidades envolvidas, visando o avanço; - Proporcionar às famílias da nossa sociedade do Rio da Prata em Campo Grande, uma diversão, com ritmos diversificados de vendas dos produtos orgânicos; - Introduzir hábitos saudáveis como o alimento nas famílias da produção rural; - Incentivar a ouvir e curtir o melhor da inclusão digital por meio de processo educativo, cultural e social; - Apoiar a auto-sustentabilidade via a produção de cursos para a comunidade local; - Garantir a participação da comunidade, de forma a manter, preservar e resgatar a cultura promovendo um projeto de cunho educacional, social e artístico; PÚBLICO ALVO: - Grupos sociais, educacionais, familiares, culturais e artísticos, adolescentes, jovens e adultos, comunidade local, trabalhadores formais e informais, idosos e pessoas situadas nas roças e sítios no Maciço da Pedra Branca. PERFIL DO PÚBLICO: - Dados de pesquisas recentes sobre o povo do entorno do Maciço da Pedra Branca, lado do Rio da Prata de Campo Grande, RJ, apontam à média de idade é de 22 anos na Região. - Aqueles que têm o 2º grau completo são 25%. - Nível superior completo 8% e 2% são pós-graduados. - Tem automóveis 25% e 68% são de evangélicos que os possuem. - Que possuem celulares 75%. - Planos de saúde 22% da população. - Conta corrente mais de 21% a possuem. - Mais de 32% do povo faz algum tipo de investimento financeiro. - Possuem computador com Internet 52% e, discada 28% no Rio da Prata. Influências na hora de comprar: - 58% a família. - 33% os amigos. - 39% experiências anteriores. - 46% televisão. - 25% jornais de bairros e 18% jornais de grande circulação. - 42% revistas regionais e segmentadas. - 28% rádios comunitárias e 19% rádios comerciais. - 39% Internet (BLOG e Sites). Hábitos e atitudes frente ao consumo: - Os moradores e agricultores não compram marcas desconhecidas por causa de economizar, não! São fiéis as marcas que gostam. Planejam bem a compra de produtos de boas procedências mais de 42%. - Procuram ofertas especiais e descontos38%. Leem as informações dos rótulos dos produtos 25%. - Acham que produtos poluentes ao meio ambiente devem ser proibidos mais de 67% e que os produtos orgânicos são excelentes mais de 78%. - Gostam de estar em dia com a moda e estilo 28%. Dão valor a indicações de amigos conhecidos sobre as propagandas da mídia 29%. Fontes: Associação de Moradores, Comércio local, Escolas e Associação dos Produtores Orgânicos e familiares. AGROPRATA – Estrada da Batalha, 204 Cep 23017-390 Rio da Prata – Campo Grande – RJ – Brasil Contatos: Rita Caseiro – Diretora Executiva da AGROPRATA Informações: 21- 99943 9537/ HORÁRIO COMERCIAL e-mail: agroprata@gmail.com

domingo, 3 de novembro de 2013

BRT Transoeste ligará Campo Grande à Barra da Tijuca - RJ


Será que depois de tantos meses aproximadamente 19 meses de espera, transtornos e de iniciar uma obra que seria a solução do transito entre Campo Grande e a Barra da Tijuca sairá do papel e terá sua conclusão em Dezembro deste ano?  Bem pelo menos é o que garante o atual subprefeito Edimar Teixeira, que diz: " Esta é a maior obra feita pelo Prefeitura de Campo Grande, o trabalhador que leva mais ou menos 2 à 3 horas de viagem fará o percurso em menos de 1:30 h e retornará ainda mais cedo para seu lar". Enquanto, isso os trabalhadores tem suas viagens para ir ganhar seu ganha pão interrompida pela demora de chegar atrasado ao trabalho e ter que ficar menos tempo com a família. Como a eleição para o ano está na porta, acreditamos que saía realmente a obra tão esperada do BRT em Campo Grande. E falando nisso, o transito como ficará, hoje a rodoviária de Campo Grande está um caos, entre carros estacionados dentro dela, e ônibus que fazem fila dupla e até tripla nos horários de rouge. Para ir trabalhar, o povo aquenta, só que a volta tem que ser mais fácil e com menos dureza.



ônibus estacionando na Rodoviária junto a estação do BRT Transoeste em Campo Grande... 
Estação BRT Transoeste em Campo Grande em estado precário e jogada ao lixo. 

Difícil pegar ônibus em horário de pico na Rodoviária de Campo Grande em direção a Barra da Tijuca, pois o BRT Transoeste para o Mato Alto que deveria ser prático e rápido, demora e e a única condução ou melhor as duas únicas condução para a Barra da Tijuca custa uma r$ 9,00 e a outra r$ 13,00, é um absurdo e as empresas não pagam isso para os seus funcionários, pois a maioria mora em Campo Grande, Bangu, Santa Cruz, Nova Iguaçu e eles não querem bancar a viagem de seus funcionários. Prefeitura promete a população conclusão do BRT Transoeste de Campo Grande para o meado de Dezembro e se acontecer os moradores já fazem festa e planos para esse verão que já começou cedo demais, na Primavera e com isso a redução de tempo de viagem poderá ser de 55% do tempo atual da viagem de Campo Grande à Barra da Tijuca. Será o presentão de Natal e Final de Ano do Prefeito Eduardo Paes para moradores e quem utiliza os BRT Transoeste? E como falo sempre, as eleições 2014 está a porta.
Por Graciano Caseiro.

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