Histórico da AGROPRATA

Histórico da AGROPRATA
Agricultura Orgânica Uma Vida Saudável Recentemente aconteceu um censo que indicou os seguintes resultados na região do Rio da Prata em Campo Grande, RJ, Brasil. Existem 15 Membros fundadores desde 2000 e mais 12 associados na Associação de Agricultores e Produtores Orgânicos do Maciço da Pedra Branca (Agroprata), somando a agricultura familiar aproximadamente 180 famílias de pequenos agricultores e produtores do Parque Estadual da Pedra Branca, através da adoção de práticas orgânicas, do beneficiamento da banana e do caqui e da conservação do ecossistema local. Temos um número de 3.800 moradias na região e aproximadamente 11.560 pessoas residentes naquela área conhecida como Polo da Gastronomia, Turismo e Cultural da Zona Oeste Carioca. Perspectivas: - ampliar o número de famílias participantes e envolver os jovens da comunidade local no projeto de Inclusão Digital. - fortalecer o processo associativo e cooperativo dos produtores e agricultores. - atrair novos consumidores e novos associados, colaboradores. - estreitar parcerias com a sociedade civil, empresas, centro sociais, universidades, comércio local, Ongs e os órgãos públicos. Conquistas: - ações conjuntas - a adoção de trabalho em mutirão para manejo dos bananais, elaboração de caldas orgânicas e com postagem são soluções para a falta de mão de obra, além de fortalecerem os vínculos entre os componentes do grupo. Atualmente, eles produzem a Banana Passa, o Caqui Passa e sua mais nova experiência Vinagre de Caqui. - mulheres na orgânica - várias agricultoras estão desidratando banana, caqui e vinagre de caqui agregando valor ao que produzem. Implantada como uma Associação dos Agricultores Orgânicos da Pedra Branca, comercialmente denominada, (Agroprata). Em Novembro de 2000, os agricultores do Rio da Prata de Campo Grande, resolvem criar a sua Associação para produzirem e cultivarem alimentos orgânicos, trabalhando pela conservação e recuperação ambiental do Maciço da Pedra Branca, pelo lado do Rio da Prata em Campo Grande, RJ. Oficialmente na data de 18 de Novembro de 2003, foi criada e Registrada na Receita Federal sob o CNPJ nº 05.437.129/0001-85. Sua localização é na estrada da Batalha, 204 ou caminho da virgem Maria. Como o local é reconhecido pela população local. Específicos: - Estimular a valorização da produção local; - Contribuir para melhorar a boa colheita nas comunidades envolvidas, visando o avanço; - Proporcionar às famílias da nossa sociedade do Rio da Prata em Campo Grande, uma diversão, com ritmos diversificados de vendas dos produtos orgânicos; - Introduzir hábitos saudáveis como o alimento nas famílias da produção rural; - Incentivar a ouvir e curtir o melhor da inclusão digital por meio de processo educativo, cultural e social; - Apoiar a auto-sustentabilidade via a produção de cursos para a comunidade local; - Garantir a participação da comunidade, de forma a manter, preservar e resgatar a cultura promovendo um projeto de cunho educacional, social e artístico; PÚBLICO ALVO: - Grupos sociais, educacionais, familiares, culturais e artísticos, adolescentes, jovens e adultos, comunidade local, trabalhadores formais e informais, idosos e pessoas situadas nas roças e sítios no Maciço da Pedra Branca. PERFIL DO PÚBLICO: - Dados de pesquisas recentes sobre o povo do entorno do Maciço da Pedra Branca, lado do Rio da Prata de Campo Grande, RJ, apontam à média de idade é de 22 anos na Região. - Aqueles que têm o 2º grau completo são 25%. - Nível superior completo 8% e 2% são pós-graduados. - Tem automóveis 25% e 68% são de evangélicos que os possuem. - Que possuem celulares 75%. - Planos de saúde 22% da população. - Conta corrente mais de 21% a possuem. - Mais de 32% do povo faz algum tipo de investimento financeiro. - Possuem computador com Internet 52% e, discada 28% no Rio da Prata. Influências na hora de comprar: - 58% a família. - 33% os amigos. - 39% experiências anteriores. - 46% televisão. - 25% jornais de bairros e 18% jornais de grande circulação. - 42% revistas regionais e segmentadas. - 28% rádios comunitárias e 19% rádios comerciais. - 39% Internet (BLOG e Sites). Hábitos e atitudes frente ao consumo: - Os moradores e agricultores não compram marcas desconhecidas por causa de economizar, não! São fiéis as marcas que gostam. Planejam bem a compra de produtos de boas procedências mais de 42%. - Procuram ofertas especiais e descontos38%. Leem as informações dos rótulos dos produtos 25%. - Acham que produtos poluentes ao meio ambiente devem ser proibidos mais de 67% e que os produtos orgânicos são excelentes mais de 78%. - Gostam de estar em dia com a moda e estilo 28%. Dão valor a indicações de amigos conhecidos sobre as propagandas da mídia 29%. Fontes: Associação de Moradores, Comércio local, Escolas e Associação dos Produtores Orgânicos e familiares. AGROPRATA – Estrada da Batalha, 204 Cep 23017-390 Rio da Prata – Campo Grande – RJ – Brasil Contatos: Rita Caseiro – Diretora Executiva da AGROPRATA Informações: 21- 99943 9537/ HORÁRIO COMERCIAL e-mail: agroprata@gmail.com

terça-feira, 11 de setembro de 2012

A Inspiração da Bíblia em uma Vida


“Eis um livro sagrado que chamamos de “Bíblia” que vale mais do que todos os outros livros e de todas as coisas que já foram impressos neste planeta”.

A INSPIRAÇÃO DA BÍBLIA EM UMA VIDA
“Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituí herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo”. Hebreus 1:1-2
Aquele livro, meu senhor, é a rocha sobre a qual nossa política, nossa sociedade, nossa história, nosso social, nossas igrejas foram edificadas, a Bíblia Sagrada aonde, quanto mais profundamente estudarmos este maravilhoso Livro, quanto melhor observamos os seus preceitos e conceitos divinos, tanto melhores cidadãos e amigos nos tornaremos e tanto mais alto será nosso destino como nação.
A Bíblia não defende a sua inspiração, todavia existem dados muito interessantes. O Livro de Gênesis apresenta as palavras “Disse Deus” por 9 vezes no primeiro capítulo. A expressão “Assim diz o Senhor” aparece 21 vezes no último livro do Antigo Testamento, que é Malaquias.
Portanto, Toda a inspiração de nossa civilização brota dos ensinamentos de Cristo e das lições dos profetas. A leitura da Bíblia para o resgate desses fundamentos é uma necessidade da vida carioca, fluminense e brasileira.
Uma coisa digo à todos os amigos e aos que estão lendo agora essas palavras: “Estudem as Sagradas Escrituras!”. A Bíblia é o livro dos livros, para ser lido em todas as idades, e para as pessoas nas mais diferentes condições de vida; não é para ser lido uma, duas, três vezes e depois jogado de lado, mas para ser lido em pequenas porções de um ou dois capítulos ou mais a cada dia, e esta rotina jamais deve ser interrompida, salvo por alguma necessidade maior.

Portanto, ficamos sabendo que a inspiração das palavras diretamente de Deus é atestada tanto no primeiro quanto no último livro do Antigo Testamento. “O Senhor falou” aparece mais de 500 vezes nos cinco primeiros livros da Bíblia e mais de 3.500 vezes, se considerarmos o Antigo Testamento por completo! Isaías procedia diretamente do Senhor; Ezequiel, 60 vezes; e Jeremias, 100 vezes.
Digo então que “a melhor religião que o mundo de hoje já conheceu é a religião da Bíblia de nossos antepassados. Ela exalta tudo o que existe de bom, ontem, hoje e ternamente ”.  Calcula-se a existência de mais de 3.800 versículos direta ou indiretamente relacionados a profecias na Bíblia. O desafio que Deus faz a todos nós e ao mundo é este: “Ponham-se à prova [...] diz o Senhor dos exércitos...”
Defender a Bíblia? Para mim seria mais fácil pular em favor de um leão ou de um pit bull”.
Existe um Ser que criou todas as coisas, que as mantém no seu poder e que, portanto, é digno de nosso temor. Não conseguimos ler a história de nossas vidas ou do desenvolvimento e ascensão de nossa cidade ou nação sem compreender o lugar que a Bíblia tem ocupado em moldar os avanços da atualidade.

GRACIANO CASEIRO – Cristão, Escritor, Locutor e Divulgador.


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