sábado, 23 de julho de 2011

Obras da Estrada da Caroba se arrastam...

A obra da Estrada da Caroba, em Campo Grande, se arrasta há muito tempo. As pessoas que precisam usar esta via estão sofrendo. O trânsito no entorno está um caos, pois trafegamos em meia pista. Muitos comerciantes desta estrada faliram, pois ninguém passa por ali. Será que alguém pode dar um posicionamento sobre a conclusão desta obra ou dizer porque ela anda a passos tão lentos?
- O Sr. Bento Gonsalves, morador da Estrada da Caroba, fala que as possíveis perdas dos comerciantes ocorrem graças a ineficiência e os descumprimentos do término das obras na Estrada da Caroba em Campo Grande. Pois as ruas Xavier Marques (entre a Travessa Xavier Marques e Avenida Cesário de Melo, sentido Bangu), Alfredo Mariano, em toda a extensão, e a Avenida Cesário de Melo, entre as ruas Artur Rios e Xavier Marques, sentido Campo Grande, estarão fechadas ao tráfego a partir desta quarta-feira, dia 27 de outubro, até o dia 30 de novembro. A interrupção é para a continuidade das obras de duplicação da Estrada da Caroba.



Com a Prefeitura Itinerante sendo instalada na Zona Oeste, o prefeito Eduardo Paes se reuniu logo cedo com lideranças comunitárias de Bangu, na Região Administrativa do bairro (Rua Silva Cardoso). Ele ouviu sugestões e reinvidicações da população local. Em seguida, o prefeito foi conferir o início das obras da duplicação da Estrada da Caroba, no centro de Campo Grande.

A intervenção, orçada em R$ 13,6 milhões, duplicará um trecho de 1,2 quilômetros e vai incluir a implantação de redes de drenagem e a reestruturação de seis quilômetros de redes de esgoto, além de 4,5 quilômetros de redes de águas. Também estão previstos 12,9 mil metros quadrados de novas calçadas, vagas de estacionamento, mais baias para ônibus, transporte alternativo e para carga e descarga. Os trabalhos devem durar até um ano.
O prefeito explicou que a obra é fruto de discussões com a comunidade desde a realização da primeira Prefeitura Itinerante na Zona Oeste, em maio do ano passado. Ele disse que a Prefeitura Itinerante foi fundamental para o conhecimento de que a duplicação da estrada era uma prioridade para os moradores.

As obras e as chuvas não ajudam nada...
Obs.: Estamos no dia 23 de Julho de 2011 e até o prezado momento as obras continuam inadequadas, inoperantes e sem previsões de conclusão das citadas Obras da Estrada da Caroba.
Neste vídeo temos depoimentos de pessoas que ainda tem esperança de poder usufruir das benfeitorias que as autoridades disseram que ocorreriam.

Uma obra, em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, está provocando, a interdição de uma faixa de rolamento da estrada da Caroba, entre as ruas Barcelos Domingos e Padre Pauwels. No trecho, durante o fechamento, ocorrendo sempre independente de horários ou não e haverá alteração na mão de direção e adoção de mão única. Na rua Alfredo de Moraes, também haverá alteração para mão única, entre as ruas Barcelos Domingos e Ivo do Prado. Na rua Aracaju, a alteração da mão de direção será entre as ruas Vítor Alves e Barcelos Domingos.


Precariedades e tensão nas obras da Estrada da Caroba...

Uma das principais vias de Campo Grande, pela qual circulam, em média, 1.660 veículos por hora, a Estrada da Caroba passará por obras de duplicação. A Secretaria Municipal de Obras abriu uma licitação para escolher a empresa que está fazendo o serviço e que também implantará novas redes de esgoto e drenagem pluvial na estrada. O projeto engloba ainda a pavimentação das ruas adjacentes Padre Pauwels, Calicut, Pedro Massa, Lucília e Campo Grande. A secretaria calcula que o pacote custará R$ 12,4 milhões e levará pelo menos dez meses para ser concluído.
Obs.: Já se passaram uns 15 meses conforme moradores e comerciantes declararam.
Antônio Miranda, coordenador regional da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET-Rio), diz que, com a interdição da Estrada da Caroba para a realização das obras, é provável que o trânsito seja desviado para a Rua Campo Grande, opção considerada mais prática. Segundo ele, direcionar o fluxo para ruas como a Lucília ou a Barcelos Domingos não seria viável por causa da grande quantidade de paradas de ônibus em ambas.
Obs.: Existem um ponto de ônibus nas Rua Lucília e na Rua Barcelos Domingos.

 Por Graciano Caseiro - Escritor, Radialista e Divulgação
www.facebook.com/gracianocaseiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...