segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Programas e Projetos de Atividades para Deficientes



- Craque de Roda - Programas & Projetos de Atividades Motoras para Deficientes -
INTRODUÇÃO
A Craque de Roda - Programas & Projetos de Atividades Motoras para Deficientes é um projeto do Comunicador, Divulgador e Colunista, GRACIANO CASEIRO e do ex-jogador de Futebol e Bombeiro NEI BARROS. Tem como finalidade proporcionar as pessoas com deficiência o desenvolvimento das suas potencialidades motoras através da prática de atividades físicas, sociais e esportivas. Estes programas & Projetos fazem parte da CRAQUE DE RODA que tem como objetivo também, a capacitação de Estagiários, Amigos e Acadêmicos das áreas Desportivas e de Educação Física e afins para atuarem com esta clientela bem como a produção de conhecimento científico através de pesquisas desenvolvidas no programa.

METODOLOGIA
O projeto & Programas de Atividades Motoras para Deficientes, Craque de Roda são divididos em núcleos:
1. Núcleo - Educação Física nos Bairros do Município do Rio de Janeiro.
As atividades do Programa são executadas três vezes por semana com três horas de duração no total. Sendo as duas primeiras horas de atividades de educação física na quadra, praça, academias ou ginásio e uma com atividades na piscina. No inicio e final de cada trimestre é feita uma avaliação com os alunos do Projeto & Programa de Atividades Motoras para Deficientes, para verificar seus desempenhos motor, afetivo e cognitivo antes e após a aplicação do programa, este núcleo tem a seguinte configuração: A) Atividades de Educação Física três vezes semanais divididos em grupos: a) Deficientes físicos (Cadeirantes); b) crianças com deficiência mental; c) adolescentes e Jovens com deficiência mental; d) Adultos e Terceira Idade; e) Crianças com síndromes neurológicas (Paralisia Cerebral, distrofia muscular) B) Atividades Esportivas basquetebol sobre rodas: - Incluindo outras atividades como: atletismo, natação, bocha, xadrez, sueca, buraco, dama, dominó, arco e flecha e dança.

2. PPAEFF (Programa de Preparação para Atividades de Educação Física e Fisioterapia)
O Projeto & Programas Craque de Roda na Academia atua em conjunto com o Programa de Preparação para Atividades de Educação Física e Fisioterapia (PPAEFF) das Academias das localidades. As atividades são desenvolvidas de acordo com uma agenda desenhada pela equipe a partir da avaliação individual realizada logo após a chegada do aluno (participante) a Academia. A equipe é composta pelas seguintes especialidades (Neurologia, Educação Física, Serviço Social, Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia) constituindo um atendimento interdisciplinar. O tempo de permanência de cada pessoa na Academia (conforme a recomendação da equipe de especialistas) varia de seis meses a dois anos. São realizadas atividades comuns a todos, com o objetivo de manter a auto-estima, ajudar na manutenção e adaptação de funções físicas, motoras e fisiológicas e preparar para ser liberado.

RESULTADOS
Esperamos um atendimento de aproximadamente 100 a 200 pessoas ao mês, que breve estarão apresentando melhora significativa no seu potencial motor, na aquisição de conceitos educacionais, na sua auto-estima, e na apresentação de um grau de independência de sua família, obtendo espaço inclusive no mercado de trabalho. A participação da família tem que ser estimulada através da sua participação nas atividades o que vai demonstrar uma melhora significativa na participação dos alunos nas atividades bem como a melhora na relação com os demais participantes do programa. O Projeto & Programa Craque de Roda, neste ano deseja a participação em várias competições regionais a partir do momento em que o participante esteja apto para poder obter bons resultados e principalmente trazer aos participantes uma motivação para a continuação da prática de atividades física tanto nos Bairros da Cidade do Município do Rio de Janeiro ou nas Academias da localidade.

CONCLUSÃO
A atividade física aplicada de forma adequada como fator de preservação da saúde e de prevenções de doenças passou a ser um conhecimento do censo comum, de tão comprovado que já foi. Arriscamos afirmar que o condicionamento físico de pessoas com deficiência, bem como a aquisição de habilidades motoras por estas pessoas é imprescindível a sua vida em função de poder lhes proporcionar independência e de certa forma autonomia e estar pronta para o mercado. Neste ano de atividade do Craque de Roda – Programas & Projetos de Atividades Motoras para Deficientes e para possamos perceber que essas pessoas venham participar com certa freqüência e que apresentem melhoras significativas em suas vidas pessoais e na sua comunidade. Olhar para o que a pessoa pode fazer e não naquilo que ela não pode realizar, tem norteado nossas ações e com isso favorecido ao aluno priorizar o seu potencial e com isso proporcionar a ele um conhecimento, muitas vezes, de possibilidades do qual ele mesmo não imaginava que possuía, e a partir dessa introspectiva e experimentação possamos buscar novas possibilidades e isto de certa forma venha influenciar na sua qualidade de vida e em suas relações consigo mesmo e com as pessoas mais próximas.

Idealizador:Graciano Caseiro – 21- 3394-4619 / 9945 2606

e-mail: gracianocaseiroproducoes@gmail.com BLOG: www.gracianocaseiro.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...