quarta-feira, 5 de agosto de 2009

“PROJETO CRAQUE DA BOLA” NA ZONA OESTE.





Nei Barros e o Projeto Craque da Bola
Antonio Carlos de Oliveira Barros, conhecido no meio do futebol arte como, NEI BARROS, lateral direito, nos anos 70, começou sua carreira nas divisões de base do Botafogo F.R., time carioca, no qual lhe deu a oportunidade de ser Campeão Mundial na França, pelo Torneio de Croix em 1973, atuando como lateral direito pelo Botafogo Futebol e Regata (divisão de base) conhecida como “O Glorioso da Estrela Solitária” e jogando também no time de base do Vasco da Gama, passando pelo Atlético Goianiense e Itumbiara de Goiás. Logo alcançou o sucesso nos campos Brasileiros. Após ter atuado nos campos de futebol, NEI BARROS, iniciou sua carreira na esfera militar, ingressando no Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, e hoje prestes a ir para reserva cumprindo o seu tempo de serviço nessa briosa corporação.Sua paixão pelo futebol e o esporte em geral, a fé em Jesus Cristo e o desejo de implantar um Projeto para revelar novos talentos para o futebol arte de nossa região, fez com que NEI BARROS, transformasse sua conduta em uma maneira de ajudar o seu próximo, através do Projeto ”CRAQUE DA BOLA”. Sendo Nei Barros uma pessoa humanista, sua grande preocupação é com a formação de uma nova geração de jogadores. A visão do humanista NEI BARROS é por uma sociedade mais preocupada com aqueles que um dia brilharam nos campos de futebol e hoje não tem espaço dentro da mídia e dos clubes.
***Bate Papo***
QUE DIFICULDADE ENFRENTAM OS EX-JOGADORES ? QUAL A SOLUÇÃO PARA ISSO? “... A falta de formação do jogador como homem junto à sociedade, a desilusão de alguns jogadores que esperavam algo a alcançar e não obtiveram êxito, levou-me ao estágio de preocupação de como ele(s) poderia(m) sobreviver(em) ou ser(em) mais forte, para superar(em) aquela situação de um sonho não realizado, já que com a experiência direta com diversos casos, constatei que poucos ex-jogadores conseguiram superar esse trauma de não ter alcançado o auge das suas carreiras e outros se perderam ao ficarem no esquecimento”.
COMPARTILHE CONOSCO SUA EXPERIÊNCIA NOS CAMPOS DE VARZEA NA SUA ÉPOCA? - Tive o privilégio de nascer numa época onde poderia ser criança e ir para o campo de futebol. Pois havia espaço (vários campos de futebol nos bairros da Zona Oeste), tínhamos lazer e prazer de participar de uma pelada, com os times formados pelos nossos amigos, criando com isso uma geração de companheirismo e amizade.
QUEM SÃO OS SEUS AMIGOS DESSA ÉPOCA MARAVILHOSA? - Lembro-me com muito prazer de ter participado da Escolinha do Aliados, no qual compartilhei a minha infância com Robson, Gilson, Manoel, Edson, Dodô, Garrinchinha, Renato Guedes e Careca, meu primo, os quatro últimos falecidos e alguns outros.
COMO FOI SEU INGRESSO NAS DIVISÕES DE BASE DO BOTAFOGO F.R.? - Fui realizar um teste na Escolinha do Botafogo F.R., que treinava no Everest F.C. em Inhaúma, ali tive como orientador e professor, o saudoso NECA. Nessa época pela dificuldade trouxe-me uma experiência a que hoje tenha uma atitude de tentar ajudar outros que não tiveram seus sonhos realizados nos campos de futebol e na vida.
SEU PRIMEIRO JOGO COM A CAMISA ALVINEGRA? - Curiosamente, ao fazer o teste, o Botafogo F.R. jogaria contra o Flamengo no Maracanã. E o seu NECA, convocou-me e me escalou. Foi a primeira experiência como Jogador e a satisfação de pisar nos gramados do Estádio Mário Filho, e mais feliz por termos ganhado de 1 X 0 enquanto os profissionais ganharam de 6 X 0, o melhor de tudo eu tinha 13 anos e um futuro promissor.
QUAL FOI O TIME CAMPEÃO MUNDIAL NA FRANÇA? - Recordo com muita satisfação e respeito aqueles que há anos não vejo, mas o sentimento, a amizade, e a saudade faz me lembrar desses tempos áureos. Nossa equipe era composta por: Zé Carlos, Nei Barros, Carlinho, Bruno Ferreti e Dodô, Luizinho Rangel, Mendonça e Tiquinho, Leônidas, Antônio Carlos e Serginho. Tendo como técnico Professor NECA.
QUAIS FORAM SEUS COMPANHEIROS DE CAMPO? - Tivemos uma seqüência de categorias muito próximas, estávamos sempre juntos. Era o Mendonça, Luizinho Rangel, Antônio Carlos, Nivaldo, e outros.
QUEM VOCÊ LEMBRA DE JOGADORES QUE MARCARAM SUA CARREIRA? - Mendonça marcou-me muito pelo talento, o comportamento dentro das quatro linhas, com a sutileza no tratamento com a bola. Luizinho Rangel, esse é amigão, pelo caráter, pela postura, profissionalismo e seriedade. Baltazar, Artilheiro de Deus, amigo que tinha uma perseverança no Senhor Jesus. Exemplo de Fé nos campos de futebol.
QUEM VOCÊ TEM COMO MAIOR CRAQUE NO FUTEBOL BRASILEIRO? - Pele é incomparável, Zico, homem atleta, Romário, Artilheiro, Gerson, o canhotinha de ouro e Jair Furacão, atacante.
QUE CRAQUE DA BOLA VOCÊ LEMBRA E SÃO DA ZONA OESTE? - Na Zona Oeste, existe vários talentos, entre os que lembro estão, Fidélis, Tiquinho, Guga, Fabrício Carvalho, Dodô, Rogerinho, Arthurzinho, Dedei(In memorian), Demétrio(O melhor da posição), Joilson, Marquinho (Craque do Pão), Luiz Cláudio(Bimba), Luiz Cláudio, Palmeirinha, Vítor (Negão),e Pimentel. Paulinho Lubumba, Boquinha, Celso Loredo, Rubens, Eduardo (joga na Bélgica) entre outros.
QUAL SERIA A SELEÇÃO DE TODOS OS TEMPOS? - A seleção Tricampeã de 1970, incluiria a esta seleção o craque Romário.
COMO INICIOU SUA CARREIRA PARA REVELAR TALENTOS PARA O FUTEBOL? - Em 1992, juntamente com Professor Cebola (In Memorian), iniciou-se minha primeira Escolinha de Futebol no Luso Brasileiro Tênis Clube, em Campo Grande. Em 1996, iniciei a Escolinha de Futebol ”Jesus Salva”, no bairro Jardim Nova Guaratiba, em Campo Grande, RJ. Tenho a honra de ter realizado um trabalho social como Professor de Futebol no Censotraco (Centro Social para Trabalhadores Comunitários) coordenador pela Dona Adélia e Sr.Osmir. E em 1998, a Escolinha de Futebol do Vasco da Gama em Madureira, junto com o ex-jogador Nivaldo.
VAMOS FALAR SOBRE O SEU PROJETO CRAQUE DA BOLA? - Em 2007, surgiram algumas oportunidades de prepararmos um projeto que revelasse novos talentos para o Futebol do Rio de Janeiro, e um deles denominou-se Projeto “CRAQUE DA BOLA”, que visa incentivar jovens talentosos a praticarem com prazer um futebol arte. Estamos procurando apoio e parcerias de profissionais do ramo para unir idéias e discutir a melhor estratégia para esse projeto, sobretudo espero novos parceiros (empresários, técnicos de futebol, fisioterapeutas, professores de educação física e colaboradores).
QUAL O SEU OBJETIVO NESSE PROJETO? - Realizarmos uma Copa de Futebol de Campo na nossa região com a finalidade de treinar e encaminhar jovens na medida do possível para os Clubes. Termos palestras a fim de mostrar, orientar e disciplinar sobre a realidade da profissão. Dar oportunidades aos companheiros (ex-jogadores) voltarem a se sentir úteis no seu dia a dia. Mostrar a importância do Esporte (FUTEBOL), no seu lado coletivo, educacional e disciplinar. Esperamos proporcionar a integração de nossos jovens, através do futebol arte com a sociedade.
O QUE É AMIGOS DO FUTEBOL ARTE? - É um grupo de amigos que se reúnem uma vez por mês para elaborar eventos, discutir projetos para o esporte e a cultura. São pessoas que amam e dedicam seus tempos para aplicação, desenvolvimento e amor ao próximo. Entre eles temos, Maurão, Cirilo, Marialva, Léo Barros, Luciano Primo, Luciano Eduardo, Clóvis, M.Silva, Solange (Itaguaí), Neves, Aguinaldo, Graça Lucena, Cisneiros, Osmir, Chiquinho(Brito), Roni, Ernesto, Adauto(Mendanha), Odila, Petrungaro, Dunda, Grijau, Ronaldo, Rozani, Izabel, Paul, Verônica, Paulo, Lopes, Izaías, Fernandinho, Luiz Claudio, El Hayck, Pontes, Gean, Marcelo, Ordilane, Adalto Barros, Atila, Silvio, Dona Mona, Otacílio(Sta Cruz), Gilson, Silva, Edgar, Oswaldo, Rita de Cássia Caseiro, Roberto Moreira, Patrícia, Marcos(Brito), Narcizo, José L. Virgílio entre outros. Esses são os Amigos que incentivam o futebol arte em Campo Grande, Santa Cruz, e na Zona Oeste em geral.
CITE UMA PERSONALIDADE CARIOCA QUE AJUDA AO PRÓXIMO? - Um homem que me encantou pelo seu caráter e sua simplicidade e sua maneira humanista de viver, buscando sempre uma forma de ajudar os Portadores de Necessidades Especiais, quer seja através de contratação para trabalho ou através do apoio direto a prática esportiva de Deficientes Físicos (PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS) falo de Otávio Leite, Deputado Federal.
SUA MENSAGEM A ESSA NOVA GERAÇÃO? - Que a Zona Oeste possam ter empresas que incentivem o esporte criando e dando oportunidades para a criação de novos talentos, e colaborando para a criação de empregos para os milhares de desempregados e os Deficientes Especiais. Que possamos dignificar o cidadão junto a seus familiares e aqueles que o cercam. Que os meus companheiros de farda tenham a certeza de que existe esperança, seriedade, e que possam confiar, que a fidelidade é uma prioridade fundamental na vida de todos que querem ajudar ao seu semelhante. Que tenham respeito uns pelos outros e que nessas eleições (2010) possam escolher seus representantes visando um Rio de Janeiro melhor, um Brasil cheio de esperança e que tenham memória daqueles que um dia brilharam em seus clubes e levaram alegria a sua cidade e aos seus lares.
SUAS PALAVRAS FINAIS DE CONSIDERAÇÕES? - Agradeço em primeiro lugar a Deus, a minha família, aos amigos, e ao amigo Graciano Caseiro que através do seu BLOG me deu essa oportunidade de recordar e sonhar não só com o meu passado, mas também com o meu presente e o meu futuro. Quero também lembrar dos bons tempos do Futebol Arte no Rio de Janeiro e espero que em 2009, sejamos incentivadores e colaboradores para gerações futuras na formação de novos CRAQUES DA BOLA.
Se desejar entrar em contato comigo, mande-me um e-mail: neibarrosrio@gmail.com;
GRACIANO CASEIRO Colunista, Divulgador e Comunicador. 21-3394 4619/ 9945 2606 e-mail: gracianocaseiroproducoes@gmail.com BLOG: www.gracianocaseiro.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Parabéns! Pelo Projeto Craque da Bola.
    Que Deus abençõe ricamente o Nei Barros e sua equipe "Amigos do Craque da Bola".
    Luciano Eduardo

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...