sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Entrevistando um associado da Agroprata - Sampaia do Rosário





Sampaia do Rosário,
Sítio dona Zulmira Trabalho a 59 anos na roça, tendo vários parentes que trabalham também na roça, mas no meu sítio só eu. Nem meus pais, nem meus, avós usavam agrotóxicos, por isso posso dizer que a vida toda produzi produtos orgânicos. Mas com o surgimento da Associação é que aprendemos novas técnicas com o projeto da Ong Roda Viva.

O principal benefício de tal tipo de agricultura é preservar o meio ambiente, a própria saúde e das demais pessoas. Conselho para os agricultoras tradicionais, deixar o uso dos agrotóxicos e cultivar produtos orgânicos, a fim de preservar o planeta e a própria saúde, para que os filhos e netos tenham qualidade de vida e continuem produzindo orgânicos também.

Não sei se tiver oportunidade se deixarei a roça porque estou já com certa idade, sozinha pra trabalhar na roça, doente, estou perto de me aposentar, já trabalhei muito fora da roça também. Vejo minha roça toda no mato, sem condições de trabalhar e sem ter trabalhador para fazer o serviço. Desagradável na roça, recentemente fui picada por cobra no quintal de casa, os animais que alguns vizinhos soltam e invadem a roça estragando a plantação, a falta de mão-de-obra para o trabalho.

Agradável é o ar puro os animais, a plantação, fico triste de ver que as pessoas não podem ver surgir um tatu um pássaro que já querem matar. Foi muito importante ver criada a associação dos agricultores Orgânicos, pois o grupo é unido, temos aprendido muito, pegamos bastante experiência.

Por acaso fiz o vinagre de caqui, meio por acaso, já havia ouvido falar do vinagre da banana e resolvi experimentar fazer o de caqui, apesar que eu não gosto, prefiro o vinagre de uva, que é muito mais ácido.

Rita de Cássia Caseiro - Secretária e Gestora do Telecentro
Associação de Agricultores Orgânicos da Pedra Branca - Agroprata
www.agroprata.blogspot.com ou www.organicosriodaprata.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...