sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A Educação Quadrangular



A Educação na Escola Bíblica
“Que as crianças... sejam carinhosamente instruídas nos princípios Cristãos”
Nos primeiros dois séculos da era Cristã, a Igreja obedeceu a uma ordem a de ensinar. Porém, do terceiro século em diante, a Igreja cresceu muito e a Obra de Educação Cristã não acompanhou este crescimento, milhares de pessoas foram batizadas sem instruções. Daí muitas práticas erradas entraram no cristianismo.
A educação cristã na Igreja local não é só responsabilidade do Pastor
(a). Em todas as Igrejas do Evangelho Quadrangular há um Departamento de Educação Bíblica, DEBQ, o seu propósito é promover a comunhão, ser agente de evangelização e proporcionar o ensino. Essa é a parte essencial da educação. O grande inimigo da salvação dos homens, a meu ver, jamais criou uma forma mais eficaz de extirpar o cristianismo do mundo do que persuadir os homens de que é incorreto ler a Bíblia nas Escolas Bíblicas de nossas Igrejas. Convido você a uma empolgante viagem, inesquecível e impactante, que ocorreu no último dia 9 de Dezembro, que foi o maravilhoso Encontro Regional da DEBQ na Igreja do Evangelho Quadrangular, da Estrada do Campinho em Campo Grande, da Pra. Marinete S. Ferreira.
Um evento, sem sombra de dúvida, fascinante, incomparável e especial para o Povo Quadrangular da Região 820. Com o tema “Entendes tu que Lês?” e a divisa que se encontra em Cl.3:16 que diz:”Habite ricamente em vocês a Palavra de Cristo, ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria”.
Os assuntos abordados pelos convidados eram: “Auto-Estima” e “O Valor Maior”, com Leidiana Brandão(IEQ São Basílio); “Dicas para conquistar e manter seus alunos no DEBQ” com Cristiane D. Fernandes(IEQ Santa Maria); “O Batismo com o Espírito Santo?” com Marivaldo J.de Jesus (IEQ em Paciência); “Crianças e Juniores – O que fazer no Grupo Missionário e no DEBQ?” com a Coordenadora Regional de Crianças, Nadir Malavasi; “Evangelismo – Aplicação da Palavra” com Rita de Cássia Carreiro(IEQ Vítor Alves); “Como descobrir meus Dons?” com Ana Lúcia C.Rimes(IEQ Vítor Alves) e para concluir foi aplicado um “Teste Vocacional” por Jaemilson R.dos Santos(IEQ Vítor Alves).
Não é por acaso que começamos com uma viagem definindo como professores que vem interagindo uns com os outros, do qual tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e ao mesmo tempo aprender um pouco mais sobre assuntos que não tinham conhecimento. Traçar cenários, fazer projeções, antever e diagnosticar as tendências para o ano de 2007, são principais metas da Diretoria Regional.
A comunhão, união e planejamento estratégico fazem parte de uma nova etapa. “Quais os investimentos que devemos efetivar?”, “O que esperar das Lideranças e dos Pastores (as) da Região 820 em 2009?”, Essas e outras perguntas necessitam de uma resposta, do qual deveríamos buscar entender para avaliarmos e consolidar a Educação na Região da Zona Oeste Carioca.
Comentários A Secretária Regional da DEBQ, relata: ”...A princípio estou aprendendo bastante coisas que eu não sabia”. Maria José (IEQ de Paciência) “...Achei maravilhoso, é uma oportunidade para novas pessoas estarem falando de Deus, despertar mais pessoas que estão paradas, hoje tivemos lideranças, visitantes, precisa continuar sempre esse tipo de evento sobre educação cristã”.
Que tipo de dinâmica podemos aplicar na DEBQ? Diria, a dinâmica do espelho que foi abordada, pois causa bastante impacto, os professores tem que trabalhar a auto-estima de seus alunos?
Leidiana Brandão (IEQ São Basílio) A anfitriã, fala: “...A nossa expectativa é que a nossa Região 820, possa se impactar e absorver as novidades com muita fidelidade e que no próximo ano, tenhamos algo maior e grandioso na presença do nosso Deus”.
Pra. Marinete S. Ferreira (IEQ Estrada do Campinho) “...Foi bom amei!”
– Laise. “...Amei o evento”
– Kimberte “...Eu adorei o evento, desde a organização até a programação, parabéns, por escolherem pessoas abençoadas para nos abençoar e a irmã Mônica por tal liderança”.
Ana Jéssica (IEQ São Basílio) “...Foi muito bom, estudos maravilhosos, pena que o tempo é pouco para podermos esclarecer melhor, mas tudo vale como experiência, bem organizado, bem representado e abençoado. Não esperava tanto, para mim foi um evento muito importante em que todos os Pastores(as) deveriam participar também, pois a Região 820 está crescendo e precisa cada vez mais aperfeiçoar na educação, com certeza todos estão saindo abençoados”.
Pra. Delurdes dos Santos Abreu ( Superintendência Regional – Região 820)
Um ganhador respeita e admira quem sabe mais, ouve e aprende. Um perdedor resiste a quem sabe mais e se fixa em seus defeitos. Um ganhador se fixa na parede toda. Um perdedor se fixa “no ladrilho que lhe cabe colocar”. Jesus veio ao mundo para vencer e fazer de nós um vencedor. A escolha só pertence a você. A verdade é que Deus pode ser conhecido.
Sobre isso, Jesus testemunhou: ”Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. (Jô 17.3).
Martinho Lutero, afirmou: ”Minha preocupação é que as escolas se revelem como os maiores portais do inferno, se não trabalharem com afinco no ensino das Sagradas Escrituras, gravando-as no coração. Não aconselho ninguém a colocar seu filho debaixo da autoridade de quem não tem a Bíblia como autoridade maior”.
A forma Bíblica para levar às crianças e pessoas ao conhecimento da Palavra de Deus é ensinar-lhe a Palavra Sagrada. Precisamos fincar e manejar bem a espada do Espírito bem no coração dos homens através do amor, da fé e do ensino. Para nossa Igreja todo dia deveria ser Dia de Ensinamento, deveríamos ser gratos mesmo em meio aos problemas. O apóstolo Paulo disse: ”Minha alegria transborda em todas as tribulações” (II Co.7.4).
Faça um grande favor a si mesmo, Pastores (as), Professores (as), Mestres, e os Alunos: “Não orem por uma vida fácil. Orem a Deus que os faça mais fortes. Não orem pedindo que os desafios sejam compatíveis com sua força, mas que a sua força esteja à altura dos desafios” (Philips Brooks).
Reflita nisto, e deixe que Ele faça uma grande cirurgia no seu peito, não no corpo, mas na alma, trocando o seu coração por um novo, que durará por toda eternidade. Está escrito, “Jesus é o mesmo, ontem, hoje e eternamente”. (Hebreus 13.8).

Graciano Caseiro
Colunista, Divulgador e Comunicador
www.gracianocaseiro.blogspot.com/ gracianocaseiroproducoes@gmail.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...