quarta-feira, 29 de julho de 2009

Diminuir o sal - hipertensão



Diminuir o sal ajuda na hipertensão resistente

Um estudo publicado no jornal Hypertension comprovou que uma dieta com muito sal influi decisivamente para a hipertensão resistente. O alto consumo de sal diminui a eficácia dos medicamentos usados para tratar pacientes com esse problema.

Teste seus conhecimentos sobre hipertensão

A hipertensão resistente ocorre quando a pressão arterial do paciente permanece acima dos níveis desejados mesmo com o uso concomitante de três ou mais remédios anti-hipertensivos. Entre 20% e 30% das pessoas com pressão alta são resistentes ao tratamento com múltiplos medicamentos.

Assine aqui e receba notícias em seu celular

O autor do estudo é Eduardo Pimenta, que atualmente é pesquisador clínico associado do Centro de Pesquisa em Hipertensão da Universidade de Queensland, na Austrália. “Pacientes com hipertensão resistente obtêm benefícios substanciais com a restrição intensiva de sal na dieta”, diz Pimenta.

O estudo inclui 12 pacientes com hipertensão resistente. Não foram incluídos pacientes que tiveram infarto ou derrame nos últimos seis meses, que sofriam de insuficiência cardíaca ou que estavam fazendo tratamento com insulina para diabetes.

Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos, para a comparação dos efeitos de uma dieta pobre em sal com uma dieta rica em sal.

A quantidade de sódio na dieta baixa em sal era de 50 mmol por dia – aproximadamente ½ colher de chá de sal. Na dieta com muito sal, a quantidade de sódio era de 250 mmol por dia – cerca de 2 ½ colheres de chá.

Os pacientes tomavam três ou mais remédios para pressão alta, incluindo um diurético, e tinham, em média, uma pressão arterial de 14,5 x 8,39 no início do estudo. Por uma semana, um grupo seguiu a dieta com pouco sal e o outro, a rica em sal. Em seguida, os dois grupos voltaram às suas dietas habituais por um período de duas semanas. Na última semana do estudo, os grupos trocaram as dietas: quem consumiu pouco sal na primeira semana passou a seguir a dieta rica em sal e vice-versa.

Todos os participantes foram aconselhados a reduzir o consumo diário de sal e acreditaram ter seguido o conselho, embora nenhum tenha recebido orientação de um especialista em nutrição.

RESULTADOS DO ESTUDO

Os pacientes com hipertensão resistente tiveram, em média, uma diminuição de 22,7 mmHg (milímetros de mercúrio) na pressão sistólica (máxima) e 9,1 mmHg na pressão diastólica (mínima) após os sete dias em dieta com pouco sal.

A diminuição da pressão arterial foi comprovada em medições feitas no consultório e fora dele, de dia e de noite.

“Os resultados do nosso estudo servem de apoio às iniciativas para diminuir o conteúdo de sal nos alimentos industrializados. Também podem servir para incluir nas diretrizes alimentares a restrição de sal no tratamento da hipertensão resistente”, diz Pimenta.

Iara Biderman

*Fonte: http://coracaosaudavel.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

POR DENTRO DO RIO

Por Graciano Caseiro  TRABALHADORES DO RIO DA PRATA DA LINHA 846 SOFREM SEM TRANSPORTE Os moradores que trabalham ao...